Solenidade, proposta pela vereadora Cida Pedrosa, será nesta segunda (7/3). Já nos dias 19 e 20, as unidades da instituição farão atividades especiais e gratuitas abertas ao público.
Criado em 1947 no estado, o Sesc Pernambuco celebra 75 anos neste sábado, dia 5 de março. Ao longo do ano serão realizados diversos eventos comemorativos em alusão à data, num calendário que se estenderá até março de 2023. Abrindo a programação, a instituição será homenageada pela Câmara dos Vereadores do Recife, no Centro, na segunda-feira, dia 7, às 15h. A iniciativa foi proposta pela vereadora, escritora e poetisa Cida Pedrosa. Já nos dias 19 e 20, as unidades do Sesc espalhadas pelo estado farão atividades especiais e gratuitas abertas ao público.
“Recebemos essa homenagem com muito orgulho e como reflexo do trabalho que o Sesc desempenha ao chegar junto à sociedade com a oferta de atividades e projetos na cultura, esportes, saúde, assistência e educação”, reflete Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. Ele, acompanhando de Oswaldo Ramos, diretor Regional do Sesc, estará presente para receber a homenagem.
Antes desse momento, o Sesc vai promover apresentações culturais para o público. Na área externa, a Nação do Maracatu Porto Rico, detentora do maior número de títulos do Carnaval do Recife, dará as boas-vindas para a solenidade. Já no plenário da Casa, o Grupo de Câmara do Sesc Piedade vai levar repertório musical com canções de Villa-Lobos, Capiba e Getúlio Cavalcanti.
Presença – O Sesc conta com 24 unidades distribuídas do Litoral ao Sertão. Materializa sua presença através das unidades de Santo Amaro, Santa Rita, Casa Amarela, Restaurante do Sesc no Shopping RioMar, São Lourenço da Mata e Piedade, no Grande Recife. Existem ainda: Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Surubim, Belo Jardim, Buíque, Bodocó, Araripina, Floresta, Pesqueira, Goiana, Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios (CPC) de Garanhuns e Banco de Alimentos.
A rede possui também dois hotéis, um em Garanhuns e um em Triunfo. Em construção, já na reta final para entrega, estão do Sesc Serra Talhada e o Hotel Guadalupe, em Sirinhaém. Além das Unidades Móveis OdontoSesc, BiblioSesc, TeatroSesc e Banco de Alimentos.
As ações da instituição impactam 120 dos 184 municípios pernambucanos, ou seja, 65,2% do estado, graças à capacidade de atuar em rede, com projetos de lazer, cultura e saúde desenvolvidos em parceria órgãos governamentais, empresas, ONGs e sociedade em geral.
História – A trajetória do Sesc em Pernambuco começou em 1947, com a Regional no Recife. Mas foi no Agreste, em Garanhuns, em 1948, que as atividades tiveram início com o Programa Temporada de Férias, no antigo Hotel Petrópolis. A cidade foi a segunda do Brasil a receber os comerciários para uma temporada de 15 dias de descanso, um marco no período em que férias não significavam repouso para os trabalhadores. Ainda na região, Caruaru foi a primeira a sediar uma unidade voltada para a realização de algumas atividades ainda incipientes em 1950. Em 1969, foi a vez da expansão na Região Metropolitana do Recife, com a unidade de Santo Amaro, que, até então, funcionava com operações administrativas. No Sertão, a expansão foi no ano de 1991, com a inauguração da unidade em Petrolina.
Iniciando com atividades voltadas para as famílias dos comerciários e com presença física em desenvolvimento, o Sesc cresceu sempre se pautando nas necessidades e anseios da população. Abriu as portas para possibilitar que não apenas os comerciários e suas famílias fossem beneficiados. Assim, crianças, jovens e adultos de toda a sociedade passaram a vivenciar a entidade e adquirir consciência de cidadania.