O Grupo Proscênio de Teatro, do Sesc Ler Surubim, dá seguimento às suas atividades formativas com o Projeto Intercâmbio Proscênio. O objetivo é realizar trocas ações formativas com grupos que tenham um trabalho direcionado para a pesquisa e formação do ator e para a arte-educação. Para isso, serão feitas visitas aos grupos, onde as experiências de formas de trabalho serão trocadas através de ações como oficinas, palestras, aulas, experimentos, debates, espetáculos etc.
A primeira etapa será local, feita em parceria com o Colégio Marista de Surubim, que desenvolve seus trabalhos artísticos e de arte-educação na própria escola. Será feita uma mesa redonda com a temática “O vôo e a trajetória da arte-educação” no sábado (27), com os educadores, que trocarão experiências através de uma oficina com integrantes do Proscênio e da Cia. Faces (Colégio Marista).
Após a ação, o Grupo Proscênio vai encenar o espetáculo Passaredo, que fala da relação que os humanos com pássaros. Este trabalho tem como base a obra de Luiz Gonzaga, mostrando seu relacionamento com os pássaros em suas canções. Após a encenação, os participantes farão uma reflexão e um relatório do trabalho desenvolvido neste encontro. Nesta etapa o grupo também se apresenta para os alunos do Colégio Marista na segunda (29, às 16h) e terça (30, 8h), e no dia 08 de maio (quarta) outra mesa redonda será feita, onde o tema “Arte-educação” com os educadores do Colégio.
Grupo Proscênio – Formado em 2006, o grupo vem desenvolvendo trabalhos de montagens, pesquisas e ações formativas na região. Em 2012 passou por uma reforma na direção e elenco, contando com 8 alunos de escolas públicas e comunidades periféricas da cidade. Em seu repertório conta com 5 espetáculos, sendo Passaredo sua última estreia, em janeiro deste ano.