Na quarta-feira, 20/04, o Sesc Santo Amaro promoveu mais uma reunião do Projeto Retratos de Família. Na ocasião, o tema “A importância da amamentação no desenvolvimento da face” foi debatido com a explicação do Coordenador de Odontologia do Sesc PE, Thiago Reis. Ao final, as mães puderam tirar as suas dúvidas sobre a questão.
O Projeto Retratos de Família é um programa que busca trazer atividades de educação em saúde direcionadas às gestantes e seus familiares. As temáticas das orientações vão desde o planejamento reprodutivo aos cuidados com a criança. A iniciativa é realizada pelo Sesc Santo Amaro com a parceria Projeto Mãe Coruja, da Prefeitura do Recife.
Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas que podem reduzir a mortalidade materno-infantil e ajudar do desenvolvimento da primeira infância, o programa oferece apoio às mães durante a gravidez até o nascimento dos seus filhos. Além do acompanhamento individual, também é oferecida uma programação especial com reuniões sobre temas variados.
Nesse ano, as orientações presenciais começaram no dia 13/03 e irão até o dia 29/06. Até agora, já foram debatidos temas como a importância do pré-natal, mudanças corporais e aspectos psicológicos na gestação. Para as próximas reuniões estão previstas discussões sobre os direitos das gestantes, planejamento reprodutivo, plano de parto, desenvolvimento infantil e, entre outras atividades, uma visita guiada à Maternidade Barros Lima.
Os encontros são realizados todas as quartas-feiras, das 10h às 11h30, no Sesc Santo Amaro. Após o término da programação anual, as gestantes continuam sendo assistidas pela rede de apoio do programa com ações que objetivam o desenvolvimento físico, social e pedagógico. Para participar, as mulheres podem se dirigir ao Sesc Santo Amaro e realizar a inscrição de forma gratuita ou através de encaminhamento pelo Projeto Mãe Coruja.
Atualmente, uma média de 15 gestantes são atendidas no Retratos de Família, que possibilita uma aprendizagem completa em relação ao exercício da maternidade. Além disso, também auxilia na conscientização dos direitos básicos da gravidez. “Esse projeto impacta positivamente e holisticamente a vida não só dessas mulheres, mas também dos seus filhos e familiares”, explica Iandra Freire, assistente social do Sesc Santo Amaro.