Pilar para o desenvolvimento, a educação tem no Brasil uma realidade onde mais de cinco milhões de estudantes abandonaram a escola. O dado, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foi agravado pela pandemia, que descortinou a falta de condições econômicas das famílias. Comprometido com o bem-estar social, o Sesc anuncia em Pernambuco a abertura de 326 vagas gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos.
As oportunidades são para quem tem idade mínima de 15 anos para Ensino Fundamental e 18 para Ensino Médio. Elas estão distribuídas em dez escolas do Sesc do estado: Araripina, Belo Jardim, Buíque, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Piedade, Santo Amaro, São Lourenço da Mata e Surubim, que estão matriculando para Alfabetização, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A disponibilidade de vagas e turmas varia de acordo com a unidade.
“É um caminho para incluir ou reinserir as pessoas na sala de aula, ofertando não apenas o ensino, mas proporcionando a elas a socialização, troca de vivências, desenvolvimento de um projeto de vida e sua entrada no mercado de trabalho”, comenta Ana Freire, gerente regional de Educação do Sesc Pernambuco. Mesmo com a redução do tempo de duração das turmas, a matriz de ensino está ancorada às áreas de conhecimentos estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em sintonia com o ensino regular.
As aulas acontecem no turno da noite, exceto em Piedade, que também tem turmas pela manhã. As unidades já iniciaram o período letivo, mas é possível fazer o ingresso de novos estudantes até o próximo dia 05/08. Para se inscrever, é necessária a comprovação de renda familiar de até três salários mínimos, além de documentos como CPF, RG, comprovante de residência, foto 3×4, histórico escolar ou declaração provisória. Quem vai se matricular na alfabetização não precisa apresentar esses dois últimos documentos.
Transformação – Foi cursando a EJA no Sesc Piedade que Alex Sandro de Farias concluiu o Ensino Médio, em 2014. Viveu noites de dedicação em sala de aula, mesmo após a jornada exaustiva trabalhando em sua mercearia, e resgatou sua capacidade de voltar a sonhar e planejar uma vida profissional. Terminou a formação, prestou vestibular para Direito, concluiu a graduação e conquistou, no ano passado, a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Hoje atua como advogado criminalista, é filiado à Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Secretário da Comissão de Tribunal do Júri de Jaboatão dos Guararapes e está na subcomissão de estudos do Tribunal do Júri da OAB PE.
Unidades com vagas para o EJA:
Sesc Ler Araripina (87) 3873-0812
43 vagas para Ensino Fundamental (anos iniciais)
Sesc Ler Belo Jardim (81) 3726-1576
24 vagas para Ensino Fundamental (anos iniciais)
Sesc Ler Buíque (87) 3855-2230
27 vagas para Ensino Fundamental (anos iniciais)
Sesc Caruaru (81) 3721-3967
60 vagas para Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio
Sesc Garanhuns (87) 3762-8300
50 vagas para Ensino Médio e Ensino Fundamental (anos iniciais e finais)
Sesc Ler Goiana (81) 3626-8402
7 vagas para Ensino Fundamental (anos iniciais)
Sesc Piedade (81) 3361-0097
40 vagas para Ensino Médio e Ensino Fundamental (anos iniciais e finais)
Sesc Santo Amaro – (81) 3216-1713
10 vagas para Ensino Fundamental (anos iniciais)
Sesc Ler São Lourenço da Mata (81) 3525-9033
27 vagas para Ensino Fundamental (anos iniciais)
Sesc Ler Surubim (81) 3634-5280
38 vagas para Ensino Fundamental (anos iniciais)