Tem início nesta quinta-feira (15) a 4° edição da Jornada Cultural Princesa do Araripe, iniciativa do Sesc Ler Araripina com atividades descentralizadas por Araripina, Trindade e Morais, fortalecendo o intercâmbio cultural na região do Araripe com espetáculos, contação de histórias, oficinas e oportunidades de formação no mercado da cultura e da economia criativa.
A abertura oficial da Jornada é marcada por um grande cortejo, composto por grupos culturais e artistas locais que parte, às 16h desta quinta-feira (15), da Praça Dr. Pedro, na área central de Araripina, e ganha as ruas do município, convidando o público a se juntar a esta grande movimentação cultural que vai agitar a região do Araripe até o dia 24 de setembro, com expectativa de mobilizar seis mil pessoas.
Sob o tema “Ludicidade e Contemporaneidade”, a Jornada propõe diálogos sobre as especificidades de Araripina – cidade do interior pernambucano, com os contextos urbano, rural, regional e sertanejo – e o caráter lúdico das linguagens artísticas, tão presente nos entremeios da vida cotidiana e tão importante ao desenvolvimento pleno da criança.
Desde 2014, o projeto Jornada como um todo promove o diálogo entre artistas e público de múltiplas localidades a fim de fortalecer a cadeia produtiva da cultura por meio de atividades de fomento, fruição e formação nas linguagens artísticas das Artes Cênicas, Literatura, Música e Artes Visuais. Nesta edição, a programação traz artistas da região e de fora, tendo nomes vindos de Juazeiro do Norte (CE), Recife (PE), Paraíba PR, e da Argentina.