Rodas de diálogos, oficinas e feira de inclusão produtiva. Estas foram as atividades realizadas pelo projeto Pautas Sociais – Rotas Sudeste | Sul | Nordeste em Arcoverde, Sertão de Pernambuco, no período de 9 a 28 de setembro. As ações foram realizadas na unidade local do Sesc e na Fundação Terra, que oferece serviços de educação, saúde e sociais para famílias de comunidades carentes. As participantes do projeto eram, em sua maioria, mulheres que vivem nas comunidades próximas a esta instituição.
O tema “Mulheres e Seus Territórios” ditou os trabalhos realizados nos cerca de vinte dias de ações, nas rodas de diálogo e oficinas. Ao todo, 280 pessoas participaram das atividades, sendo 160 nos diálogos e 120 nas oficinas formativas, em que receberam orientações sobre como tornarem-se empreendedoras e, dessa forma, conseguir uma renda extra para contribuir com o sustento de suas famílias.
A programação, iniciada no dia 9 de setembro, contou com a roda de conversa “Gênero e Autonomia Econômica para as Mulheres”, apresentada pela empresária Carla Luana. No dia 12, o professor Juan Richeli promoveu a oficina “Identidade e Autonomia Econômica“. A secretária municipal da Mulher, Mihh Valério, foi a facilitadora do debate “Liderança e Empreendedorismo”, ocorrida no dia 13 de setembro.
O dia 14 contou com duas atividades: o início da oficina “Feito à Mão: Serigrafia”, com o professor de Artes do Sesc Arcoverde Miro Carvalho, realizada no Sesc até o dia 16, e a roda de diálogo “Protagonismo Feminino”, com a empresária Rejane Maciel, esta na Fundação Terra. No dia 20, a poeta e empreendedora Alba Chalegre comandou a palestra “Acolhimento, Cura e Empreendedorismo”. O professor Juan Richele voltou à ativa, no dia 21, com a oficina “Precificação e Educação Financeira”. Nos dias 25 e 26, Miro Carvalho realizou a oficina “Feito à Mão: Serigrafia, dessa vez na Fundação Terra.
O encerramento da programação ocorreu no dia 28, quando o Sesc foi o local onde aconteceu a Feira de Artesanato de Inclusão Produtiva, em que foram expostas, em dez estandes, as peças produzidas pelas empreendedoras e plantas ornamentais. Durante o período da realização da feira, o público pode conferir a apresentação do Pastoril Novo Horizonte, formado pelas participantes do grupo da 3ª Idade do Sesc. Como também participar de uma intervenção do Grupo Sesc Jovem, com tema relacionado ao Setembro Amarelo.
O Pautas Sociais – Rotas Sudeste | Sul | Nordeste, realizado pelo Sesc, contou com a parceria da Fundação Terra, Associação ComunicArte, Instituto Mãos que Fazem, Cartoneras Estações e Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria Municipal da Mulher. “Temos a certeza de que, baseados pela proposta do projeto de potencializar o desenvolvimento comunitário e garantir uma oferta de conhecimentos necessários às pessoas para a geração de mudanças em seu território, conseguimos plantar uma semente na vida dessas mulheres que, certamente, renderão bons frutos para melhorar os seus futuros”, ressalta Talita Ferreira, assistente social do Sesc Arcoverde.