O Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios do Sesc (CPC Sesc) recebe, nesta segunda-feira, às 14h30, em Garanhuns, o projeto Palco Giratório, com o espetáculo “Luanda Ruanda – Histórias Africanas”, do Coletivo Tear (PE). A encenação será no Teatro Reinaldo de Oliveira. A classificação indicativa é livre e os ingressos custam R$ 40; trabalhadores do comércio e dependentes, com a Credencial Sesc em dia, têm desconto e pagam R$ 20.
“Luanda Ruanda” é resultado de pesquisas das artistas Stephany Metódio e Marília Azevedo realizadas em comunidades quilombolas de Garanhuns. Durante a encenação, o público é brindado com histórias e intervenções musicais, baseadas nos ritmos da cultura africana. Por meio de técnicas teatrais, Stephany Metódio leva o espectador a uma viagem pelas lendas e costumes dessas tradições.
Coletivo Tear – O grupo nasceu em 2011, a partir da inquietação pela produção artística de seis amigos e companheiros de trabalho. O Coletivo ocupa espaços no teatro, na performance, na literatura, na música, no audiovisual, na moda e nas artes visuais, sendo característica do grupo a integração das linguagens nos trabalhos que constrói.
Palco Giratório – Projeto consolidado no cenário cultural brasileiro e de importância especial para municípios do interior, cujas populações encontram mais dificuldade em acessar uma produção artística diversificada e continuada. A grande capilaridade do Sesc possibilita que todos os estados brasileiros recebam o projeto. Cada vez mais alcança não apenas as capitais, mas também as pequenas cidades, descentralizando a arte e estabelecendo outras redes de circulação e intercâmbio no país.