Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, o Sesc Petrolina realiza a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a partir de quarta-feira, 19. A programação é gratuita e acontecerá até o dia 21 de outubro.
A SNCT tem a proposta de popularizar as ciências. Para isso, a programação conta com palestras, exposições e oficinas ministradas por especialistas de instituições parceiras. O objetivo é estimular a curiosidade e criatividade do público participante sobre os assuntos relacionados ao tema, de maneira acessível.
A abertura acontecerá no dia 19, a partir das 9h, no Teatro Dona Amélia, com a palestra “200 Anos da Educação Cientifica no Brasil”. No mesmo horário serão abertas no Sesc as exposições EACC: “Quem, onde, para que e para quem se faz ciência, no Brasil?” e “Trabalhos dos Alunos da Escola Sesc”. Às 14h, será realizada a oficina “Ciência Além do Visível”, voltada para estudantes do Ensino Médio.
Até o dia 21, estudantes do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, e o público interessado nos temas propostos poderão acompanhar a programação e participar das oficinas. O acesso às exposições é livre. Para participar de palestras e oficinas é necessário que as escolas inscrevam seus alunos na Sala de Ciências do Sesc Petrolina, localizada à Rua Dr. Pacífico da Luz, 618, Centro, até o dia 18.
A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Uninassau, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe, Sesc Ciência, Museu de Ciência Ricardo Ferreira e Espaço Arte, Ciência e Cultura _ EACC.
Programação:
Dia 19/10
Exposições: 09h às 11h e das 14h às 16h – EACC “Quem, onde, para que e para quem se faz ciência no Brasil?” e “Trabalhos dos Alunos da Escola Sesc” (público em geral)
09h às 10h – Palestra de abertura: 200 Anos da Educação Cientifica no Brasil | Palestrante: Carlos Wagner Costa Araújo (Licenciado em História pela Ufes, mestre e doutorando em Educação em Ciências (UFRGS), presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência- ABCMC, pesquisador do CNpq Facepe, Fapesb, Fapepi, Analista da Capes).
Local: Teatro Dona Amélia
14h às 16h – Oficina: Ciência além do visível (para alunos do Ensino Médio)
Dia 20/10
09h às 11h – Oficina Conhecendo os Planetas do Sistema Solar (para alunos do Ensino Fundamental) | Oficineiro: Johnattan Willams Carvalho de Andrade (Graduando em Licenciatura em Físicae bolsista do Museu de Ciência Ricardo Ferreira).
Oficina Circuitos: Construindo insetos luminosos (alunos do Ensino Infantil e Fundamental) | Oficineira: Edjane de Souza Campos (Graduada em Licenciatura em Química e pós-graduada no Ensino de Química).
15h às 17h – Oficina: Conhecendo o que você come (para alunos do Ensino Fundamental) | Oficineiras: Isabela Sabrine dos Santos Xavier (Graduanda em Nutrição -Uninassau), Izadora Maria Del Rei Daltro Rosa (Graduanda em Nutrição –Uninassau), Maricleia Pereira de Souza (Graduanda em Nutrição –Uninassau) e Anna Flavia Ribeiro de Santana(Graduanda em Nutrição –Uninassau)
Dia: 21/10
09h às 11h – Oficina Experimentos de Ciências de Baixo Custo (para alunos do Ensino Fundamental) | Oficineiro: Marcos Antônio Pinto Ribeiro (Graduado em licenciatura em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Especialização em Ensino de Matemática,
pesquisador bolsista do Espaço Ciência e Cultura/Univasf, membro do conselho diretor da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), diretor e sócio fundador do Museu de Ciências Ricardo Ferreira – MCRF – 2012. Representou o Brasil 7th Latinamerican Expo-Sciences ESI-AMLAT 2014, Medellin-Co).
14h às 16h – Oficina Qual a contribuição da ciência na composição dos alimentos? (alunos do Ensino Médio) | Oficineiros: Shara Carvalho Dantas Freitas (Graduanda em Nutrição –Uninassau), Andressa Maria Souza Gomes (Graduanda em Nutrição –Uninassau) Willames dos Santos Lima (Graduando em Nutrição –Uninassau) e Gabriella Costa de Souza (Graduanda em Nutrição –Uninassau)
Teatro: Arteciência / Ciênciarte (alunos do Ensino Fundamental) | Oficineiros: Odilon Francisco dos Santos Neto (Graduando do curso de Enfermagem – Univasf e bolsista do Museu de Ciência Ricardo Ferreira) e Tamires Oliveira Mendes de Souza (Graduanda em Ciências Sociais – Univasf e bolsista do Museu de Ciência Ricardo Ferreira).