Depois de sete meses de trabalhos com alunos de escolas de Arcoverde, o Sesc apresenta, nesta sexta (21/10), o resultado do projeto Escolas EnCena. O público vai poder conferir, de forma gratuita, a apresentação de leituras dramatizadas produzidas nas escolas Gumercindo Cavalcanti, José Medeiros e Leonardo Pacheco. As encenações acontecem a partir das 14h30, na Biblioteca José Lins do Rêgo, da Escola Sesc, que também fez parte do projeto.
Ao todo, vão ser apresentadas quatro leituras dramatizadas, que tiveram como diretores os arte-educadores Everson Melo, Yan Vinícius e Paulo Almeida e também o professor de Artes do Sesc, Miro Carvalho. Os textos selecionados são “João e o Boi Brilhante”, de Ney Mendes e Yara Kíria; “A Velha sem Gogó”, de Lurdes Ramalho; “O Molequinho que caiu do Céu”, de João Dennys; e “A Incrível Viagem”, de Doc Comparato.
O Escolas EnCena visa estimular a prática de leitura de textos teatrais e oportunizar o ritual de ouvir/ver leituras encenadas de textos inéditos e consagrados da dramaturgia nacional e regional. Ao todo, o projeto se desenvolve em cinco etapas: observação/percepção dos alunos e alunas leitores e sensibilização teatral; reconhecimento prático do texto dramatúrgico com decoupage e compreensão; montagem da leitura dramatizada; apresentação ao público; e prestação de contas às instituições e avaliação do projeto.
“Nossa proposta final é de provocar a difusão de leituras de textos dramatúrgicos nas escolas, tendo como protagonistas os próprios alunos e alunas, fazendo despertar nas crianças o senso crítico, a relação interpessoal, a interpretação textual, criatividade e autonomia”, explica Jéssica Mendes, professora de Artes do Sesc Arcoverde. O Escolas EnCena conta com a parceria da Secretaria de Educação de Arcoverde.