Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Amazonas está construindo seu primeiro hotel e veio conhecer as estratégias e ações adotadas em Pernambuco para abertura do primeiro empreendimento do gênero no litoral sul do estado
Guadalupe, o mais novo equipamento hoteleiro do Sesc em Pernambuco, localizado em Sirinhaém, litoral sul do estado, foi o centro de lazer e turismo escolhido pelo Sesc Amazonas para visita técnica realizada de 23 a 27 de janeiro de 2023. O encontro realizado envolvendo cerca de 30 gestores dos dois regionais propôs a troca de experiências e a análise estratégica do empreendimento pernambucano, inaugurado em novembro de 2022, como modelo de negócio para o futuro Hotel Sesc Manacapuru (AM), já em obras.
Durante os quatro dias de encontro, a comitiva visitante teve uma experiência imersiva do turismo local e pôde conhecer e absorver conhecimentos sobre a trajetória do Hotel Sesc Guadalupe, desde a idealização e concepção do negócio em um cenário promissor e aliado à sustentabilidade ambiental, a influência da instituição no desenvolvimento do território, a construção do equipamento, os processos licitatórios e tecnológicos, a contratação e a gestão de pessoas, inclusive a capacitação ofertada em parceira com o Senac, entre outros temas que culminaram na festa de inauguração e início da operação.
“Apesar de serem dois empreendimentos em regiões distintas do Brasil, acredito que essa vivência é muito rica. Já passamos por todo o processo e é gratificante transmitir nossos acertos e alertar sobre nossos erros. O Hotel Sesc Guadalupe é encantador na sua essência devido ao esforço e zelo de toda uma equipe”, afirmou Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, que foi acompanhado da diretora executiva da Fecomércio PE, Cleide Pimentel; do diretor regional do Sesc PE, Oswaldo Ramos; da diretora de Programas Sociais, Paula Lourenço, e da diretora de Administração e Finanças, Socorro Costa, junto com equipe de gerentes, coordenadores, técnicos e analistas na recepção aos colegas amazonenses.
Para o 2º vice-presidente da Fecomércio AM, Paulo Tadros, que liderou a comitiva pelo lado amazonense, o encontro, além de necessário, foi um diferencial para o novo empreendimento do Sesc no Amazonas. “Realizar essa imersão de conhecimento com o time de gestores do Amazonas é uma oportunidade ímpar para que os possíveis gargalos na implantação do Hotel Sesc Mário Tadros sejam dirimidos ao máximo. Aprender com o time do Sesc Guadalupe (PE) tem se mostrado uma decisão assertiva e riquíssima. Além disso, essa prática de troca de experiências entre os departamentos regionais deve ser cada vez mais difundida”, ressaltou o dirigente. Fizeram parte da comitiva, pelo Amazonas, a Diretora Regional do Sesc AM e Superintendente da Fecomércio AM, Adriana Nascimento, o membro do Conselho Regional do Sesc, Dr. Roberto Bulbol, e outros gerentes e técnicos do regional.
Hotel Sesc Guadalupe (PE) – Com um projeto robusto e investimento superior a R$ 143 milhões, o Hotel Sesc Guadalupe é o terceiro centro de turismo e lazer no Estado, ao lado de Garanhuns e Triunfo, sendo o primeiro em região litorânea e voltado para fins educativos sobre a preservação do mangue e da mata atlântica. O equipamento tem 10,7 hectares de extensão e uma infraestrutura completa e capacidade para receber 536 hóspedes em 134 apartamentos, além de sediar eventos corporativos.
Hotel Sesc Manacapuru (AM) – Seguindo a premissa da sustentabilidade ambiental e turismo ecológico, o equipamento, em fase de construção, está localizado em Manacapuru, primeiro município a ter em sua área um Sistema Municipal de Unidade de Conservação e destino conhecido por seus lagos e igarapés. Voltado para o ecoturismo e a vivência comunitária, o projeto tem um investimento superior a R$ 55 milhões, 12,7 hectares de extensão, 62 apartamentos, infraestrutura para lazer e esportes, acesso para barcos, além de praças e lago artificial.