Junho começou e com ele as disputas das quadrilhas juninas. Essa típica manifestação da nossa região é valorizada pelo Sesc Pernambuco que promove festivais em todo o Estado. “As Quadrilhas Juninas fazem o verdadeiro São João do Nordeste, com seu vigor criativo e sua capacidade de agregar as comunidades”, explica José Manoel Sobrinho, coordenador de cultura do Sesc Pernambuco.
Nesta quinta e sexta-feira (9 e 10), a partir das 19h, o Sesc Ler Buíque realiza no Bleskina Clube, o 6º Festival de Quadrilhas de Buíque com grupos locais e dos municípios de Venturosa, Belo Jardim e Pesqueira. Após a premiação, no dia 10, o evento contará com a participação especial do Samba de Coco Raízes de Arcoverde.
Já na sexta-feira (10), Belo Jardim apresenta o 3° Festival de Quadrilhas Juninas da cidade, que acontece a partir das 20h, na quadra do Colégio Diocesiano. São vários grupos locais que vão retratar e preservar os costumes e tradições do local.
No fim de semana é a vez das quadrilhas da capital mostrarem tudo o que sabem nas eliminatórias da categoria adulto, que acontecem, nos dias 11 e 12 no Sesc Casa Amarela, a partir das 15h; e no Sesc Piedade, no dia 12, a partir das 17h. No dia 1º de julho, às 19h, ocorre competição da categoria infantil no Sesc Santo Amaro. No dia seguinte, também às 19h, acontecerá a eliminatória da categoria adulta. Por fim, no dia 3, às 17h, haverá a grande final da categoria adulta, também acontecendo no Ginásio de Esportes da Unidade de Santo Amaro.
A segunda quinzena do mês começa com o 5° Festival de Quadrilhas Juninas de Triunfo, de 15 a 18, às 20h, na Quadra de Esportes Irmã Rafaela Abeler. Participam grupos do Sertão do Pajeú e região. Seguindo com a programação, o Sesc Garanhuns, em parceria com a prefeitura local, reúne na Esplanada Guadalajara, nos dias 18 a 19 de junho, das 19h às 23h30, os quadrilheiros do próprio município e região, sem caráter competitivo.
No mesmo período, nos dias 17 e 18, a partir das 19h, o Sesc Arcoverde realiza a quarta edição do Festival de Quadrilhas Juninas Anavantu, Anarriê, na própria unidade. Este ano, participam grupos de Pedra, Buíque, Ibimirim, Pesqueira, Venturosa, Belo Jardim e do próprio município. Em São Lourenço da Mata será realizado o terceiro Festival de Quadrilhas nos dias 18 e 19, a partir das 18h, com a participação de grupos locais e da região.
O Sesc Caruaru realiza nos dias 21 e 22, das 8h às 23h, a IV Mostra de Danças Juninas, em parceria com a Fundação de Cultura do município. O objetivo é estimular a criação e a manutenção dos grupos locais, preservando a cultura popular e seus expoentes. As apresentações acontecem no Pátio do Forró, dentro da programação do São João oficial da cidade.
Encerrando a programação, o Sesc Petrolina realiza o Festival Sesc de Quadrilhas Juninas no dia 26, a partir das 18h, em frete à unidade. Participam os grupos locais. A entrada para todas as atividades é gratuita e aberta ao público.