Crianças, jovens e pessoas idosas assistidos por programas sociais do município de Arcoverde ganham, a partir deste mês de maio, uma nova oportunidade para transformar as suas realidades. Eles vão participar das atividades que serão desenvolvidas pelo Avivar – Arte, Educação e Cultura, projeto concretizado por uma parceria entre Sesc e Prefeitura de Arcoverde, que assinaram um convênio para atender cerca de 230 pessoas, com idades a partir dos 5 anos, através de minicursos e oficinas. As aulas começam no dia 15 de maio e seguem até 20 de dezembro, sempre no Sesc.
Os minicursos oferecidos são de Serigrafia, Aquarela para Iniciantes, Teatro para Iniciantes, Canto, Produção Técnica e Direção de Palco, que terão inscrições abertas a partir desta terça (09/05). Tem ainda Criação de Aplicativos, Excel Avançado, Informática Básica, Word Avançado, Música e Memória, Musicalização para Crianças e Violão.
Já as oficinas são as de Virtualidade para Idosos, Game 2D Básico e Tecnologias Educacionais Digitais, esta também com período de inscrições se iniciando nesta terça (09). Os interessados se inscrevem, exclusivamente, na Casa das Juventudes, que fica na Avenida Dom Pedro II, 330, no Centro da cidade.
O objetivo do Avivar é formar os participantes numa perspectiva de inserção no mercado de trabalho, geração de renda e redução das desigualdades, conforme os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030. A metodologia do projeto terá como parâmetros o mapeamento, mobilização, implementação das ações formativas e avaliação com demonstração de resultados, a partir de um trabalho colaborativo entre o Sesc e a Prefeitura de Arcoverde. As aulas serão realizadas em espaços equipados que atendam as especificidades das linguagens artísticas e educacionais propostas.
“Vamos comprometer os setores de Cultura e Educação da unidade, em comunhão com nossos parceiros, para que o projeto tenha êxito e gere frutos importantes para a nossa sociedade”, afirma Águida Cardeal, gerente do Sesc Arcoverde.
Avivar – Arte, Cultura e Educação – O projeto surge da necessidade de contribuir para formação das pessoas, através de ações no campo das artes e da educação que, para além do conhecimento específico dos conteúdos abordados, promovam o bem-estar social e a inteligência emocional, sensibilizando o indivíduo e possibilitando caminhos para o ingresso nesse universo e sua função na sociedade, como produtores ou apreciadores de forma qualificada, fomentando a geração de emprego e renda destes.