Começa nesta sexta (12/05), a Mostra Animage, no Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios do Sesc (CPC Sesc), em Garanhuns. A exibição de animações, que conta com a parceria do Festival Internacional de Animação de Pernambuco (Animage), acontece também no sábado (13), na sala CineJardim, com entrada gratuita. Serão exibidos 18 curtas-metragens nacionais e internacionais e o longa alemão “Fritzi – Uma História Revolucionária”. Toda a programação tem classificação indicativa livre, mas alguns dos curtas da sexta e o longa do sábado contam com legenda, por isso, são mais apropriados para o público juvenil e adulto.
A Mostra Animage (recorte especial do Festival Internacional de Cinema de Animação de Pernambuco) chega a Garanhuns, reverberando os mesmos princípios de valoração da vanguarda artística e resgate dos clássicos da animação, prezando por uma grade de exibição não-comercial, independente e autoral. A parceria Sesc/Animage foi firmada em 2022.
Na sexta (12), às 19h30, vão ser exibidos os curtas “O Violeiro Fantasma”, de Wesley Rodrigues; “Yellow Fever”, uma coprodução do Quênia/Reino Unido, dirigido por Ng’endo Mukii; “Dear Basketball”, vencedor do Oscar, com roteiro de Kobe Bryant, ex-jogador da NBA; “Negative Space”, animação francesa de Max Porter & Ru Kuwahata; “O Divino, de Repente”, de Fabio Yamaji; “Make it Soul”, de Jean-Charles Mbotti Malolo; “A single life”, de Job Roggeveen, Joris Oprins e Marieke Blaauw; e “Memorable”, do o diretor francês Bruno Collet.
A programação do sábado (13), dedicada a toda a família, começa às 17h, logo após o projeto Ciranda das Palavras, com dez curtas infantis: “Lé com Cré”, de Cassandra Reis; “Island”, animação alemã de Max Moertl e Robert Loebel; “Mogu&Perol”, filme japonês dirigido por Tsuneo Goda; “Plantae”, do brasileiro Guilherme Gehr; “La Source des Montagnes”, animação francesa de Adrien Communier, Camille Di DioI, Benjamin Francois, Pierre Gorichon, Briag Mallat e Marianne Moisy; “Eu Queria Ser um Monstro”, brasileiro dirigido por Marcelo Marão; “Kuap”, filme suíço de Nils Hedinger; “Belly Flop”, da África do Sul, com direção de Jeremy Collins e Kelly Dillon; “Monstersinfonie”, animação alemã dirigida por Kiana Naghshineh; e “Moutons, Loup et Tasse de Thé…”, obra francesa, com direção de Marion Lacourt.
Às 19h30, é a vez do longa “Fritzi – Uma História Revolucionária”, dos alemães Matthias Bruhn e Ralf Kukula. A produção de 2019 conta a história de Fritzi, uma garota de 12 anos que mora em Leipzig, na Alemanha Oriental. Ela ficou responsável por cuidar do cachorrinho de Sophie, sua melhor amiga, que viajou de férias para a Hungria. Ao perceber que a colega não voltou para a escola, inicia uma jornada de buscas por ela, a fim de entregar o pet.
“A cada ano, a programação [do ANIMAGE] reforça e consolida uma identidade própria, com ênfase na originalidade autoral do cinema de animação, privilegiando a ousadia, as ideias, a reinvenção e a utilização de ferramentas digitais ou artesanais como suporte para o desenvolvimento humano. Todos são aspectos caros à missão do Sesc que busca incluir em sua programação, manifestações que estimulem o exercício crítico e formas inovadoras de vivenciar a arte”, destaca Naruna Freitas, Apoio Técnico de Cinema e Audiovisual do Sesc PE.