A programação ensina a importância da técnica no processo de cuidados com a saúde e bem-estar, que inclui palestras e oficinas gratuitas
Com o objetivo de aliar processos criativos, de movimentação, música e arte ao bem-estar de forma terapêutica, o Sesc Santa Rita promove, entre os dias 30 de maio e 03 de junho, o Seminário de Arteterapia, incluindo atividades e palestras voltadas à saúde mental, social e emocional.
“A arte nos toca de forma diferente, e usada com propósitos terapêuticos, podemos mergulhar mais profundo, nos conhecermos mais e assim podermos lidar melhor com nossos problemas e dilemas”, comenta Renata Ramos, bibliotecária no Sesc Santa Rita.
A programação inicia no dia 30 com a roda de conversa e vivência em Dança Circular: reflexão sobre corpo e decolonialidade através das Danças Circulares, com a especialista Edneida Rabêlo, a partir das 19h.
Já no dia 1 de junho, a programação fica a cargo das palestrantes Daniela Barreto, Goretti Varella e Paula Franssinette, que irão falar sobre os processos e conceitos da arteterapia, também a partir das 19h. No dia 2 de junho, as atividades começarão mais cedo, a partir das 14h, com as palestrantes Tatiana Santos e Simone Brito falando sobre os caminhos e experiências da arteterapia no SUS.
E por fim, no dia 3 de junho, a oficina de Musicoterapia, contando com atividades que utilizam música e sons como funções que auxiliam na autoestima, habilidades motoras e de relaxamento, com Irene Travassos, musicoterapeuta pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.