Com apoio do Sesc, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião faz apresentação nesta quinta-feira (1º de junho), às 15h30, na Escola Municipal Anália Simões. Entrada gratuita
Uma dança criada pelos cangaceiros do bando de Lampião, nos anos 1920, na região onde hoje se localiza a cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, é a atração desta quinta-feira (1º/06), na cidade de Buíque, no Agreste. Com apoio do Sesc, o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião faz apresentação única, às 15h30, na quadra da Escola Municipal Anália Simões, com entrada gratuita para o público.
Fundado em 1995, o grupo é considerado o maior divulgador da dança, mantendo a originalidade e a autenticidade dos passos criados pelos bandoleiros. Na apresentação, o grupo conduz o espectador a um mergulho no mundo mágico e místico do Sertão, através de um repertório musical do cangaço e da MPB, vestidos com indumentárias semelhantes às usadas pelo bando na época.
“Estamos muito felizes por trazer para o público de nossa cidade uma produção que retrata com tamanha primazia os costumes do cangaço que ainda estão muito presentes no imaginário do sertanejo”, ressalta Wellington Martins, professor de Artes do Sesc Ler Buíque.
O grupo de xaxado faz parte da Fundação Cultural Cabras de Lampião, de Serra Talhada. Em sua trajetória, já se apresentou em mais de 500 cidades brasileiras e teve participação em documentários de países como Estados Unidos, Bélgica, França, Alemanha e Inglaterra, entre outros. Com classificação livre, o espetáculo de dança tem duração de 60 minutos, é dirigido por Cleonice Maria e pesquisa de Anildomá Willians de Souza.