Sarau Junino, com o poeta e aboiador Sabiá do Sertão, é neste domingo (18/06), na Associação Comunitária Quilombola Novo Mundo. Entrada gratuita
Os poetas nordestinos retratam, como ninguém, a partir de seus versos, a cultura e as tradições das festas do mês de junho. E um exemplo desses artistas é Sabiá do Sertão, convidado do Sarau Junino, projeto do Sesc Ler Buíque que acontece neste domingo (18/06), na Associação Comunitária Quilombola Mundo Novo, na área rural do município. A apresentação será às 9h, com acesso gratuito ao público.
Com o tema “Nas Rimas, nos Versos e nas Prosas do São João”, Sabiá do Sertão, que também é aboiador, vai declamar poesias que trazem elementos que envolvem o universo dos festejos juninos e descrevem a luta e resistência do povo sertanejo. “O objetivo é ressaltar a cultura local e uma festividade tão característica e marcante da nossa gente, através da obra de artistas locais”, afirma Wellington Martins, professor de Artes do Sesc Ler Buíque.
Sabiá do Sertão é o nome artístico de Abílio Bento Aciole, buiquense nascido em 1950, no Sítio Mororó. Aos 5 anos de idade, já mostrava interesse pela poesia e começou a cantar com o pai, Andrelino Aciole Neto, uma de suas referências, assim como o poeta Patativa do Assaré. As vestimentas de vaqueiro são características fortes de sua imagem. Participou de diversas atividades do Sesc Ler Buíque, incentivando as novas gerações a cultivarem a arte da poesia.