O Sesc PE, através do Centro Cultural Sesc Garanhuns – CPC, vai realizar uma série de atividades literárias na 31ª edição do Festival de Inverno, que começa no dia 21 de julho. As ações envolvem debates, palestras e lançamentos de livros e vão acontecer do dia 22 ao dia 29, na Praça da Palavra, instalada na Praça Souto Filho, também conhecida como Fonte Luminosa, um espaço destinado ao incentivo da literatura durante o FIG, para todas as idades.
“O FIG é um importante evento para projetar o trabalho realizado há mais de 15 anos pelo Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, do CPC Sesc Garanhuns, que desenvolve ações sistemáticas de fruição e formação na área da literatura ao longo dos anos. Nesta edição, estaremos com uma mesa sobre o Prêmio Sesc de Literatura – que em 2023 completou duas décadas – e um circuito especial do projeto Arte da Palavra. Além disso, estaremos com um stand institucional e uma expressiva programação dedicada ao homenageado da praça, Miró da Muribeca, que merece todo destaque e reconhecimento por sua contribuição para a literatura brasileira”, explica Pedro Teixeira, técnico de Literatura do Sesc PE.
A abertura da programação, no sábado (22), às 19h, será com o Circuito de Oralidades do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. O convidado é o pernambucano Adiel Luna. Às 20h, tem a primeira Mesa Literária, com Daniela Galdino (BA) e Fernanda Limão (PE), que conversam sobre o projeto “Profundanças: Guerrilha Literária de Mulheres”.
No domingo (23), às 17h, tem debate sobre o mercado editorial independente, com Silva Barbosa, da Editora Arrelique, e Thiago Corrêa, da Editora Vacatussa. Na terça (25), às 17h, o tema “Poéticas da Diversidade” será abordado por Agnes Souza (PE) e Odailta Alves (PE), sob mediação de Samantha Lima.
As atividades da quarta (26) se iniciam às 17h, com o recital “Quem descobriu o azul anil”, do poeta David Biriguy (PE). Na sequência, às 18h, é a vez do Sertão pernambucano entrar em cena com a poética popular de Márcia Moura (PE) e Jorge Filó (PE), conversando sobre a “Poesia do Portal do Sertão ao Litoral”.
O primeiro lançamento de livro é na quinta (27), às 15h. Moisés Monteiro de Melo Neto apresenta “Transgressão no Palco e na Vida”. Depois, bate um papo com o público, sob mediação de Rudimar Constâncio, gerente regional de Cultura do Sesc PE. Às 18h, tem Mesa Literária, com Tássio Russo (PE) e Márcia Félix (PE) e o tema “Corpo e Cidade em Miró da Muribeca”. A mediação é de Gabriela Medeiros.
O tema “Literatura e Cultura Negra Periférica no Brasil: Tecnologias de Resistência” abre os trabalhos na sexta (28), às 17h, com Acauan Oliveira (SP) e Vanessa Lima (BA). Às 19h, Rafael Sisant, professor de Artes do CPC Sesc, em Garanhuns, media a conversa de Zé Brito (PE) e Caetano Costa (PE) sobre o tema “A Influência de Miró na Arte Contemporânea”.
No sábado (29), tem a presença de dois autores pernambucanos vencedores do Prêmio Sesc de Literatura, às 16h. Mário Rodrigues e Diogo Monteiro fazem uma abordagem sobre suas obras premiadas, com mediação de Marcilene Pereira, professora de Literatura do CPC Sesc, em Garanhuns. Fechando a participação do Sesc no 31º FIG, o escritor garanhuense Pedro Vinício, de 17 anos, lança o livro “Tirando tudo tá tudo bem”, às 19h. O jovem, que é considerado um fenômeno nas redes sociais e se expressa por meio da arte e do humor, também bate um papo com o público sobre sua estreia na literatura.