O projeto Cine Sesc apresenta, nesta quarta-feira (26/07), em Caruaru, um documentário que trata de um personagem ilustre da religião Yorubá. É o filme “Egúngún, a Sabedoria Ancestral da Família Agboola”, do artista visual e cineasta baiano Gilucci Augusto. A exibição gratuita vai ser no Teatro Rui Limeira Rosal, às 19h e a classificação indicativa é livre. Para reservar lugar na sessão, basta se inscrever pelo link https://forms.gle/PU4mVun4QVybJFiT9.
A obra narra parte da história de Oloye Akano Fasina Agboola, Àràbà da cidade de Lagos, na Nigéria, entre 1984 e 1991, ano de sua morte, considerado por muitos, um dos maiores babalawos que já existiu. A produção é de Oluwo Ifagbaiyin Ajobi Agboola que, além de narrar histórias sobre o Àràbà, abre as portas de sua Egbe, em Lauro de Freitas/BA, para que os espectadores acompanhem a preparação e execução de um festival dedicado a Egúngún e a ancestrais ilustres e divinizados dentro da cultura iorubana e da Religião Tradicional Yorubá.
“A grande importância deste documentário é trazer ao conhecimento do público a tradição afronigeriana, sendo raiz da tradição Yorubá, da qual Babá Egúngún representa a descendência e a ascendência da humanidade, num sentido comunal. É a nossa raiz de ontem e de hoje e das pessoas que estão para vir”, explica o Awo Ifápere Ajobi Aboola, sacerdote òrisà e representante do Instituto de Filosofia e Teologia Iorubá Ifá Para Todos, em Pernambuco.
Além da direção, Gilucci Augusto também é responsável pela cinematografia, edição e montagem do documentário, que foi lançado no dia 8 de julho deste ano, no Cine Glauber Rocha, em Salvador/BA, e está seguindo em turnê pelo Brasil, Argentina e Nigéria.