Fortalecendo a promoção da educação artística e social para a juventude, o projeto Escola Sesc de Circo Social está com inscrições abertas até o dia 18 de agosto. A iniciativa, realizada pelo Sesc Ler São Loureço da Mata, contempla 40 vagas gratuitas para crianças e adolescentes, a partir dos 6 anos de idade, em situação de vulnerabilidade econômica, com renda familiar bruta de até três salários mínimos. Detalhes do processo seletivo estão descritos no edital. Para os interessados que estão fora dos critérios de vulnerabilidade, a inscrição custa R$100 para comerciários credenciados no Sesc e R$150 para o público geral.
Os interessados devem estar devidamente matriculados na rede regular de ensino. As inscrições são feitas diretamente na Central de Relacionamentos da Unidade, localizada no bairro de Tiúma, e requerem apresentação da Certidão de Nascimento ou Registro Geral (RG), além de CPF e comprovante de residência da criança e do responsável legal, foto 3×4, comprovante de matrícula na escola regular e comprovante de renda ou autodeclaração. As aulas acontecem de segunda-feira à sexta-feira, com turmas pela manhã, das 8h às 11h, e à tarde, das 14h às 17h.
Durante o curso, os participantes terão acesso às práticas circenses e de outras linguagens artísticas, como ferramentas pedagógicas de educação complementar e desenvolvimento integral do ser, visando a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, dipostos a provocar transformações efetivas em suas vidas e também em seu território. “A Escola objetiva uma educação não-formal por meio da cultura, apresentando uma proposta currícular que busca dialogar com as necessidades e interesses dos participantes, ofertando atividades como malabares, mágica, palhaçaria, equilibrio e acrobacias solo”, explica Rúbia Bezerra, supervisora de Cultura no Sesc Ler São Lourenço da Mata.
As vagas fazem parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que aplica recursos em educação básica continuada e ações educativas. Pelo menos metade desses recursos é destinada a ações totalmente gratuitas para pessoas com renda bruta familiar de até três salários mínimos nacionais — prioritariamente credenciados do Sesc e estudantes da educação básica.