Começa nesta quinta-feira (17/08), em Arcoverde, a VI Mostra de Arte Geraldo Barros. A programação cultural realizada pelo Sesc envolve apresentações de teatro, música e poesia, além de feira de artesanato e roda de conversa sobre tema ligado à cultura. Tudo acontece até o sábado (19), nas dependências da unidade.
Na quinta (17), a abertura será às 19h30, com os alunos e alunas da turma de Iniciação ao Teatro, que encenam o espetáculo de teatro lambe-lambe “A Vida por uma Brecha”, no hall do Sesc. Às 20h30, no Espaço Escadaria, a turma de Canto apresenta “Cidade que Canta: Ecoa Arcoverde”, com participação de Leandro Vaz, Ju Vieira e Macvanny Oliveira. O ingresso é de 1kg de alimento não perecível.
Na sexta (18), às 17h, será aberta a Feira Giro Criativo, com produtos feitos por empreendedores da cidade, no hall do Sesc. Às 18h, na sala de dança da unidade, tem a roda de conversa “Arte Coletiva: Vivências em Teatro de Grupo”, com a participação de artistas que integram com grupos de teatro da cidade.
Às 19h30, no hall do Teatro Geraldo Barros, o Laboratório de Autoria Literária José Rabelo de Vasconcelos promove uma intervenção afetiva, convidando o público para um recital poético, seguido do show “Outros Poemas”, com o cantor George Silva. Às 20h30, no mesmo espaço, tem a performance “Caminhos da Minha Dança”, com a turma de Ballet para Jovens, do Sesc. E, encerrando o dia, tem show com o grupo Cadillac Tangerina, no Espaço Escadaria. O ingresso também é de 1kg de alimento não perecível.
No sábado (19), o Teatro de Retalhos apresenta o espetáculo “A Antimáquina que Sustenta o Voo”, às 20h, no Espaço Escadaria. O ingresso custa R$ 22, mas trabalhadores do comércio e dependentes, com a Credencial Sesc atualizada, têm desconto e pagam R$ 12.
“A Mostra Geraldo Barros é o momento em que apresentamos ao público o trabalho desenvolvido com nossos alunos e alunas nos cursos oferecidos pela unidade. Para eles, será uma grande alegria estar no centro das atenções, com a certeza de que são multiplicadores da cultura”, afirma Eduardo Espinhara, supervisor de Cultura do Sesc Arcoverde.
O homenageado – O ator e diretor Geraldo Barros Farias atuou no movimento cultural organizado, usando o discurso e a linguagem do teatro como eixo da política pública para a cultura em Arcoverde. Fundou a ETEARC (Equipe Teatral de Arcoverde), tornou-se um dos principais articuladores da SOTEAR (Sociedade Teatral de Arcoverde) e representou a FETEAPE (Federação de Teatro Amador de Pernambuco), como diretor regional do Sertão. Atuou em favor do tombamento do Cine Bandeirantes, da Estação ferroviária e do Cine Rio Branco. Participou, ativamente, do processo de discussão e estruturação do teatro do Sesc, espaço que leva seu nome. Defendeu a proposta de que a política pública para a cultura passa pela escola. Por isso, propagava que o futuro da cidade e da educação passa pela formação de atores como sujeitos de todas as relações sociais.
Deixe um comentário