A vida e a obra do escritor pernambucano Nelson Barbalho serão tema de um encontro do clube de leitura “Leia Cordel”, idealizado pelo Sesc Caruaru, nesta sexta-feira (25/08). O bate-papo acontecerá às 19h, na Biblioteca Álvaro Lins, da unidade, com entrada gratuita. O destaque da conversa será o livreto “100 anos de Nelson Barbalho: O imortal do país de Caruaru”, escrito pelo poeta José Severino do Carmo, em 2018.
A partir dos versos desta obra, o público vai conhecer um pouco da trajetória de Nelson Barbalho como compositor (foi parceiro de Onildo Almeida, na canção “Capital do Agreste”, imortalizada por Luiz Gonzaga) e como jornalista (teve passagens por grandes jornais, como o Diário de Pernambuco). Como escritor, publicou mais de 100 títulos, entre eles “País de Caruaru”, uma ode à sua terra natal.
O livreto foi lançado em junho de 2018 durante as comemorações pelo centenário de Nelson Barbalho (o escritor nasceu em junho de 1918, em Caruaru, e morreu em outubro de 1993, no Recife). A atividade desta sexta (25) é uma parceria do Sesc com a Editora Arrelique e a Academia Caruaruense de Literatura de Cordel.
O poeta – José Severino do Carmo é membro da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel e da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras, onde ocupa a cadeira 34, que tem como patrono o escritor Nelson Barbalho. Também é editor da Revista Moda & Negócios e diretor da JS Propaganda e Marketing.
Deixe um comentário