O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais. As exibições acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil. A Mostra Oficial é exibida simultaneamente, no dia 28 de outubro, com entrada gratuita.
Em 2023, o evento comemora 20 anos. A primeira edição foi em 2004, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986, co-dirigido por cerca de 30 animadores. Desde então, as exibições foram alcançando mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a mais de 100 cidades em todas as regiões.
A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.
Neste ano, foram inscritos 180 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados pelo júri 12 filmes para a Mostra Nacional (classificação indicativa 14 anos) e 8 para a Mostra Infantil (classificação indicativa Livre). A Mostra Internacional (classificação indicativa 12 anos) foi montada através de curadoria com 5 filmes vindos da Inglaterra, Argentina, Austrália e Canadá.
No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.
Em Garanhuns, o evento conta com o apoio do Centro Cultural Sesc. Serão duas sessões, na Sala CineJardim: a primeira é a Mostra Nacional, neste sábado (28/10), às 19h30, com classificação indicativa de 14 anos; a segunda é a Mostra Internacional, na quarta-feira (1⁰/11), às 19h, indicada para maiores de 12 anos. A programação completa está no site www.diadaanimacao.com.br
O Centro Cultural Sesc também vai fazer exibições para escolas até a sexta-feira (03/11). O agendamento pode ser feito pelos telefones (87) 3762-3154 e (87) 99134-3639 (Whatsapp). Também pode ser feito por e-mail, enviando mensagem para audiovisual.cpc@educacional.sescpe.com.br.
Nesses 20 anos, o DIA já teve a honra de exibir curtas de realizadores independentes, estudantes e obras premiadas no Brasil e no exterior, como Guida (Rosana Urbes), Viagem na Chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê RêBordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria), Torre (Nádia Mangolini), entre outros.
Ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzido no Brasil é a missão do DIA. Enfim, mudar a ideia de que trata-se de algo restrito às crianças. Entretanto, fazendo questão de selecionar uma programação infantil com curtas de alta qualidade que é também uma maneira de formar público.
Imagem destacada: Filme “Ciranda Feiticeira”, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio – Olinda (PE)
Deixe um comentário