A alegria e os encantos do circo tomam conta das ruas com a realização do festival Tiúma Circense. Uma programação ampla, gratuita e para todos os públicos, que acontece de 6 a 12 de novembro no Sesc Ler São Lourenço da Mata e suas proximidades. São 7 dias de festival, somando mais de 20 atividades, entre espetáculos e oficinas, além de 80 artistas contratados. Ingressos podem ser retirados antecipadamente na Central de Relacionamento da unidade, confira detalhes da programação logo abaixo.
Em sua primeira edição, o festival chega com expectativa de movimentar mais de 2 mil pessoas em atividades que transbordam os muros do Sesc, ocupando também escolas, praças e feiras públicas. A iniciativa é mais uma frente do trabalho do Sesc em São Lourenço com a arte circense, o qual mantém a Escola Sesc de Circo Social, que oferece formação artística à crianças de baixa-renda.
“Queremos mostrar que o circo vai além da lona! O festival Tiúma Circense é o circo indo à rua, chegando para provocar o que é o circo nos âmbitos do espaço, da estética e seus conceitos, abraçando tanto aqueles que vem das famílias circenses mais tradicionais, quanto artistas mais formais do teatro em palco à italiana. Afinal, o circo muda, ele é vivo porque é feito de gente, e queremos mostrar como a arte circense se faz presente na vida cotidiana”, explica a coordenadora do festival Rúbia Lopes.
Na programação, espetáculos dedicados à memória, à territorialidade e às potências do corpo. Dentre eles, Circo de Los Pies, da La Luna Cia. de Teatro (SC), destacando a presença das Pessoas com Deficiência (PCDs) na arte circense. Outro destaque é Memórias do Picadeiro, criado especialmente para o festival e que reúne elenco de artistas circenses tradicionais de São Lourenço e da Região Metropolitana, dentre eles Índia Morena – patrimônio imaterial de Pernambuco – acompanhada de Laura Rodrigues e o Palhaço Pinóquio.
Dentro da perspectiva de acessibilidade, os espetáculos dos dias 07 e 12 de novembro contarão com intérprete de libras. Já os espetáculos que acontecem dia 09 terão recursos de audiodescrição e libras. Além disso, serão realizadas visitas guiadas pela lona do circo, aproximando a comunidade.
Deixe um comentário