De 11 a 17 de dezembro, a Qualquer Um dos 2 Cia de Dança (QQU2) realiza a 12ª edição da Mostra 14 de Dança. Com o apoio do Sesc, a programação conta com oficina, espetáculos gratuitos e vivências para os artistas participantes. As atividades acontecem no Sesc e na Ilha do Massangano. A Mostra tem o incentivo do Funcultura e o apoio da Abajur Soluções Audiovisuais.
Este ano, a Mostra traz como recorte curatorial “Fluir, Confluir, Transfluir”, em referência ao pensamento do filósofo quilombola Nego Bispo. O poeta, professor e ativista político piauiense, que faleceu no dia 3 de dezembro deste ano, defendia a necessidade de redirecionarmos nossas formas de convivência e de relação com o mundo para práticas mais sustentáveis, eticamente comprometidas com a coletividade e com as dimensões cosmológicas de nossas vidas.
A programação terá início no dia 11 de dezembro, das 19h às 22h, com a oficina “Corporeidades Ribeirinhas”, ministrada pelo bailarino Jailson Lima. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente, por meio do site da companhia de dança: http://qualquerumdos2.com.br/mostra14/.
De 12 a 15, todos os espetáculos acontecerão no Teatro Dona Amélia, das 19h às 22h. No dia 12, o público poderá conferir a Mostra Ailton Marcus de Solos e Duos; Quarta-feira (13), a “Poéticas do Absurdo” vai reunir encenações da Cia de Dança do Sesc Petrolina, CorpoSertão – Marcos Aurélio e A Ideia Reversa do Suicídio – Ramon Souzah; Dia 14, Júlia Gondim (Juazeiro/BA) e O Cheiro da Lycra – Alysson Amâncio Cia. de Dança (Crato/CE), apresentam “Revoada”; No dia 15, a Qualquer um dos 2 Companhia de Dança apresenta o espetáculo “Cavalo” e Alana Falcão e Ana Nogueira (Salvador/BA), o espetáculo “Cavalas”. As atividades do dia 16 e 17 serão voltadas apenas para os artistas participantes da Mostra, na Ilha Massangano.
Mostra – Criada para homenagear o bailarino Ailton Marcus, que é considerado um dos precursores da dança contemporânea em Petrolina, a Mostra é considerada um espaço de experimentação e pesquisa da dança contemporânea brasileira. O artista faleceu em 2009, e desde 2012 a Qualquer Um dos 2 Cia (QQU2) celebra o dia do seu nascimento, 14 de dezembro, com a Mostra 14 de Dança.
Deixe um comentário