O Centro Cultural Sesc, em parceria com a Universidade de Pernambuco, realiza, de 14 a 16 de dezembro, em Garanhuns, o Seminário de Artes Visuais Visualidades em Foco. A proposta é desenvolver um espaço para a troca de ideias, exploração de perspectivas diversas e compreensão das complexidades que envolvem a criação artística. A programação conta com palestras, workshop e laboratório de criação, com acesso gratuito.
Com as atividades, os integrantes do Núcleo de Artes Visuais do Centro Cultural Sesc vão apresentar pesquisas desenvolvidas a partir de fontes inspiradoras, teorias contemporâneas e descobertas que enriquecem e fundamentam seus trabalhos. Essas explorações intelectuais dão valor as obras e contribuem para a expansão do campo artístico como um todo.
“Neste seminário, mergulharemos nas correntes artísticas que têm moldado o panorama visual contemporâneo. Dos movimentos clássicos aos mais experimentais, cada componente do Núcleo de Artes Visuais trará insights valiosos sobre como essas influências permeiam suas obras, contribuindo para a riqueza e diversidade do cenário artístico”, explica Rafael Sisant.
Na quinta (14), às 17h, acontecem três palestras, no Núcleo de Cartografias da Subjetividade (Nucas) da UPE. Rafael Sisant, professor e supervisor do Núcleo de Artes Visuais do Centro Cultural Sesc, explora o tema “Corpos em Risco: a relação entre corpo, desenho e dança”. Depois, Fernando Rezel apresenta “Caçando Sombras: os retratos fantasmas de Vivian Maier”. Por fim, Emili Vasconcelos fala sobre “Leonora Carrington: antes de surrealista, feminista”.
Na sexta (15), às 18h, no Centro Cultural Sesc, Rafael Sisant ministra o workshop “Mediação Educativa em Espaços Expositivos”. E no sábado (16), também no Centro Cultural Sesc, às 18h, vai ser realizada uma ação performática de Lambe Lambe, com integrantes do Núcleo de Artes Visuais. Todas as atividades visam fomentar o diálogo e estimular o pensamento crítico, promovendo a evolução constante da linguagem visual.
O evento é mais do que uma reunião de mentes criativas; é um convite para a comunidade artística e além dela, para celebrar, questionar e descobrir o papel transformador da arte na sociedade. Ao criar este espaço de discussão, reconhece-se a importância de fomentar um diálogo aberto e contínuo que transcende os limites do evento, inspirando uma apreciação mais profunda e uma compreensão mais ampla das discussões sobre a arte.
Deixe um comentário