A partir desta quarta-feira (3), o Sesc Caruaru convida o público a participar de uma experiência que junta conhecimento e diversão: o Planetário Sesc. A unidade recebe uma cúpula inflável que exibe projeções numa simulação do céu do Hemisfério Sul. A mostra fica em cartaz até o dia 19 no salão de eventos e o visitante precisa levar um 1kg de alimento não-perecível que será revertido para o Banco de Alimentos do Sesc.
A abertura oficial acontece às 19h com o Seminário Introdutório: “A importância da educação científica na formação da cidadania”, ministrado pelo Doutor em Ciências da Educação pela Université Lion 2, Clóvis Gomes da Silva Júnior. A palestra é voltada para os professores do ensino fundamental e médio. Durante os 12 dias do evento, 16 monitores previamente orientados vão auxiliar os visitantes dentro da estrutura montada. “A ideia é não dar respostas diretas às questões propostas pelos alunos, fazendo com que eles criem hipóteses e pensem em soluções a partir da observação”, conta a Coordenadora de Educação do Sesc Pernambuco, Ana Freire.
Além de despertar o interesse pela astronomia, o projeto busca estimular os educadores da rede pública e estadual a desenvolver novos mecanismos para o trabalho do tema em sala de aula. É também a oportunidade para quem se interessa por assuntos como identificação de estrelas, fases da lua e constelações, a contagem e marcação do tempo a partir das estrelas, a observação dos planetas e as principais concepções sobre a origem do universo. Além disso, serão oferecidas apresentações de vídeos e diversas oficinas, que acontecem simultaneamente às atividades principais do planetário.
Neste ano, o Planetário Sesc já passou por Santa Catarina e Distrito Federal, e passará, nos próximos meses, por Minas Gerais e Rio de Janeiro. As escolas interessadas deverão agendar suas visitas para três horários: 8h às 12h, 14h às 17h e 19h às 21h, por meio do telefone (81) 3721-3967.