Projeto facilita educação artística para jovens a partir dos seis anos em vulnerabilidade econômica e regularmente matriculados na rede pública de ensino
Facilitando o acesso de crianças e adolescentes ao ensino artístico, o Sesc Ler São Lourenço da Mata oferece 116 vagas gratuitas em cursos de dança e artes circenses para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As inscrições podem ser feitas diretamente na unidade, e os interessados podem conferir a documentação necessária e outros detalhes no edital, clique aqui!
Do total, 100 vagas são destinadas à Escola Sesc de Circo Social, que leciona as modalidades de mágica, palhaçaria, malabares, equilibrio e acrobacias no contraturno escolar para estudantes dos 6 aos 17 anos. As aulas gratuitas de circo acontecem desde 2009, através do antigo projeto Tiúma Circense – hoje Escola de Circo Social.
A novidade deste ano são as oportunidades para a Escola de Dança, atendendo à crescente demanda da comunidade por mais oportunidades de inclusão. São reservadas 10 bolsas de estudo para Balé – dividida em cinco turmas com diferentes faixas etárias e horários, além de duas bolsas, respectivamente, para as turmas de Dança Contemporânea, Dança de Salão e Forró.
Os interessados devem estar devidamente matriculados na rede regular de ensino. As inscrições são feitas diretamente na Central de Relacionamento da Unidade, localizada no bairro de Tiúma, e requerem apresentação da Certidão de Nascimento ou Registro Geral (RG), além de CPF e comprovante de residência da criança e do responsável legal, foto 3×4, comprovante de matrícula na escola regular e comprovante de renda ou autodeclaração. As aulas de circo e dança acontecem de segunda-feira à sexta-feira, com turmas pela manhã e a tarde.
Durante os cursos, os participantes terão acesso às práticas circenses, às linguagens da dança e outras formas de arte, como ferramentas pedagógicas de educação complementar e desenvolvimento integral do ser, visando a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, dispostos a provocar transformações efetivas em suas vidas e também em seu território. “As escolas
objetivam uma educação não formal por meio da cultura, apresentando propostas curriculares que buscam dialogar com as necessidades e interesses dos participantes”, explica Rúbia Bezerra, supervisora de Cultura no Sesc Ler São Lourenço da Mata.
As vagas fazem parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que aplica recursos em educação básica continuada e ações educativas. Pelo menos metade desses recursos é destinada a ações totalmente gratuitas para pessoas com renda bruta familiar de até três salários mínimos nacionais — prioritariamente credenciados do Sesc e estudantes da educação básica.
Deixe um comentário