Estão abertas as inscrições para o “II Seminário Diálogos Sobre Teorias e Práticas Inovadoras na EJA”, idealizado pelo Sesc Pernambuco, em parceria com em parceria com o Departamento Nacional do Sesc. A programação acontece de 27 a 29 de junho, no Centro Cultural Sesc, em Garanhuns.
O evento representa a oportunidade de contribuir com a qualificação dos profissionais que atuam nesse segmento da educação básica, sobretudo pela carência de formações voltadas para a EJA. Outro ponto que impulsiona a oferta desse Seminário se refere aos altos índices de analfabetismo no Brasil que chegam a 5,6%. O Nordeste representa 11,7%, sendo a região com maior percentual.
As inscrições custam R$ 100. Trabalhadores do comércio e seus dependentes, com Credencial Sesc atualizada, e estudantes têm desconto e pagam R$ 50. Para os portadores do Cartão do Empresário, a taxa é de R$ 75. Para se inscrever, é preciso acessar o link https://www.even3.com.br/seminariodaeja2024. Este também é o endereço eletrônico para a submissão de trabalhos, que deve ser feita até o dia 17 de maio. A divulgação dos aprovados será no dia 7 de junho e a apresentação no dia 28 de junho.
A programação do Seminário conta com especialistas e profissionais que, juntos, vão desenvolver uma série de discussões, reflexões e a socialização das práticas desenvolvidas na EJA, tanto no Sesc quanto nas redes públicas de ensino. O evento é, ainda, uma excelente oportunidade para que estudantes universitários da área de Educação possam se aprofundar e, assim, contribuir com o aprimoramento, qualificação e inovação da prática docente.
Serão debatidos quatro eixos temáticos: “Criatividade, Inovação e Tecnologias Educacionais”, “Práticas Pedagógicas – em diálogos com as áreas de conhecimento”, “Inclusão e diversidade” e “Educação Empreendedora e Mundo do Trabalho”. Haverá espaços de socialização, rotas de conhecimento, painéis educativos, roda de diálogos e apresentações culturais. Destaque para a Feira de Economia Criativa que terá, entre os expositores, alunos da EJA do Sesc Garanhuns.
“Este segundo grande encontro visa proporcionar a trocas de experiências entre aqueles que trabalham com a educação das pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em tempo regular. Além disso, focaremos na busca por metodologias inovadoras que possam contribuir com o acesso e permanência de estudantes da EJA, por meio de uma educação cada vez mais significativa”, enfatiza Ana Freire, gerente regional de Educação do Sesc Pernambuco.
Participam do Seminário a filósofa e poetisa Viviane Mosé (Mestre e Doutora em Filosofia – UFRJ), que fará a conferência de abertura, Catarina Gonçalves (pedagoga, Mestre e Doutora em Educação – UFPE), Conceição Damascena (professora de Esportes do Sesc PE e Mestranda em Concentração Biodinâmica do Movimento Humano – UFPE), Dalvaneide Araújo (Doutora do Programa Ciências da Educação – Universidade de Coimbra/Portugal), Daniele Bartira (Pedagoga com Especialização em Psicopedagogia e em Neuroeducação – UPE) e Janaína Branco (gerente de projetos educacionais e professora na CESAR School).
Completam a relação de especialistas convidados Jorge Teles (Mestre em Economia e Doutor em Educação – UFF), Marcos Barros (Mestre e Doutor em Ensino das Ciências – UFRPE),Tereza Lopes (Pós-doutorado em Semiótica – Université Sorbonne, Paris 1) e Vladimir Barros de Souza (ilustrador, infografista, animador e designer digital no CESAR/School). Bárbara Carine (Doutora em Química – UFBA/UEFS), autora do best-seller “Como ser um Educador Antirracista”, fará a conferência de encerramento.
Representantes do Departamento Nacional do Sesc também estão na programação do Seminário. São os analistas em Educação Ana Lucélia Dias (Mestra em Psicologia Social e Institucional – UFRGS), Isaac D’Césares (Mestrando em Ciências de Dados – UFRJ), Lucas Lopes (Mestre em Ciências do Movimento Humano – UFRGS), Rosa Helena do Nascimento (Mestra em Educação – Universidade Internacional Iberoamericana) e Thalita Crespo (Mestra em Botânica – Escola Nacional de Botânica Tropical/RJ).
Deixe um comentário