Dez anos de memórias sobre o cotidiano de Belo Jardim reunidas em 35 fotografias
Resgatando mais de uma década observando o dia a dia do agreste pernambucano, aporta na galeria do Hotel Sesc Guadalupe a exposição “Olhar Singular”, do fotógrafo autodidata Jadiel da Silva. Situado no litoral Sul do estado, o hotel segue com a exposição até julho, com a galeria funcionando de terça a sábado, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Visitas e excursões podem ser agendadas através do telefone (81) 99724-1574.
Sob curadoria assinada por Tacio Russo e Juvêncio Amâncio da Silva Júnior, técnicos de Cultura do Sesc Pernambuco, a exposição traz recortes da pesquisa de Jadiel, iniciada em 2013, concentrando as memórias vividas em parte do território da cidade de Belo Jardim. A exposição, que já passou pelo Sesc Ler Belo Jardim, desembarca no Hotel Sesc Guadalupe com 35 imagens do fotógrafo agrestino.
Belojardinense e filho de comerciante, Jadiel aprendeu sobre a riqueza da vida cotidiana em meio as viagens a trabalho com o pai, sempre conversando com moradores e clientes por onde passava. As fotos em exibição são parte de um exercício pelo resgate dos anos em que morou fora do município.
“Eu vivi dez anos em São Paulo, e quando voltei senti que perdi muita coisa da vida em Belo Jardim. Mas é com a câmera em mãos e conversando com Seu Louro da pipoca ou Seu Zé do confeito, dentre outras pessoas, que eu tento reviver isso. Os momentos que perdi, eu vivenciava nas conversas com eles”, explica Jadiel sobre a escuta das memórias.
Terra dos músicos, terra das marocas, da mariola e do barro, que tem como padroeiro São Sebastião. Jadiel da Silva nos convida a partilhar desse olhar sensível sobre o dia a dia, a poética que se faz presente na crescente Lagoa do Capim que hoje pulsa em seus asfaltos e sinais, nas águas que margeiam as terras do Bitury, no suor dos trabalhadores.
Deixe um comentário