O repente é uma das manifestações literárias e musicais mais tradicionais do Nordeste brasileiro e Pernambuco tem muitos representantes desse estilo. Um deles é o violeiro e repentista Adeilto Oliveira, o convidado do projeto “De Repente na Feira”, do Sesc, que acontece nesta sexta-feira (19/04), às 9h, na feira livre da Rua Cel. Antônio Cavalcante, no Centro da cidade, com acesso gratuito.
O objetivo do projeto é preservar essa cultura, por meio de apresentações que podem acontecer em feiras, festivais e outros eventos culturais. “São exibições que envolvem o improviso poético e musical e que proporcionam ao público o entretenimento e a valorizando a tradição oral nordestina”, afirma Wellington Martins, professor de Artes do Sesc Ler Buíque.
Adeilto Oliveira, de 59 anos, é de São José do Egito, no Sertão de Pernambuco. Há quase 40 anos vive em Garanhuns, no Agreste. Iniciou a carreira aos 25 anos, participando e promovendo festivais de poetas repentistas amadores e profissionais e realizando apresentações filantrópicas em escolas, praças públicas e igrejas. Sempre teve o apoio de outros poetas como o pai Vicente Alves de Oliveira, José Lopes Neto, Ismael Pereira, Gilberto Cavalcante e Voador da Paraíba.
Deixe um comentário