Edições vão acontecer neste mês de abril em Goiana e em Santo Amaro. Entre os serviços, estão consultas médicas, ações de bem-estar e formações empreendedoras. Tudo gratuito
Com o objetivo de facilitar o acesso da população a serviços gratuitos de saúde, bem-estar, cidadania e lazer, o Sesc vai realizar duas edições do Projeto Colmeia em abril. A iniciativa vai acontecer em Goiana, nos dias 23 e 24, e em Santo Amaro, de 24 a 26, com expectativa de realizar 6 mil atendimentos em mais de 80 atividades.
A iniciativa promove estímulo ao empreendedorismo, possibilita consultas médicas e apoia na orientação de serviços, contribuindo assim para a diminuição dessas demandas sociais. “A programação do Colmeia em cada território é feita por meio de escuta, identificando as principais necessidades das comunidades onde o Sesc está inserido”, explica Mônica Regina, gerente regional de Assistência no Sesc Pernambuco.
Na Zona da Mata Norte, o Sesc Ler Goiana leva o Colmeia para a EREM Frei Campo Mayor, na comunidade Ponta de Pedras, em 23 e 24 de abril, com previsão de realizar mais de 3500 atendimentos. No dia de abertura (23), são realizadas mais de dez oficinas sobre empreendedorismo, com temas como culinária, drinks, lambe-lambe, artesanato, teatro, fotografia, negócios online, automaquiagem e desenho. Todas as formações são gratuitas, e as inscrições devem ser realizadas diretamente na escola, doando 1kg de alimento não perecível.
Na quarta-feira (24), a escola recebe os serviços de emissão de documentos, atendimento de saúde nas especialidades clínica geral, psicologia e odontologia, com limite de 20 vagas para cada profissional, vacinação, orientação jurídica, tentativa de negociação de dívidas, corte de cabelo, massoterapia, entre outros serviços. Tem ainda polo de lazer e sociocultural, com jogos gigantes, recreação, show de talentos, apresentações teatrais, de dança e Batalha de Rimas com a Batalha do Duque.
Já no Grande Recife, o Colmeia vai acontecer em três dias promovendo 35 diferentes atividades. As oficinas vão acontecer em 24 e 25 de abril, e o mutirão de serviços, no dia 26.
São mais de 180 vagas para as oficinas, que acontecem no Centro da Juventude de Santo Amaro, na Av. Norte, e somam 14 temas. As pessoas interessadas devem ter mais de 18 anos e ir até o setor de Assistência do Sesc Santo Amaro, levando RG, CPF e 1kg de alimento não perecível até o preenchimento das vagas. Entre as turmas oferecidas, estão Danças Urbanas, Grafite, Beat Box, Literatura de Rimas, Marketing Digital, Artes Plásticas, Fotografia, Empreendedorismo, Moda, Design de Sobrancelhas, Maquiagem artística e Inglês através da música.
No dia do mutirão, 26, que acontece na unidade do Sesc Santo Amaro, a população contará com exame de vista (optometria) e consulta médica para clínica geral, pediatria, nutrição, odontologia e psicologia. Serão 50 vagas para cada especialidade e as pessoas serão atendidas por ordem de chegada. Também serão oferecidos atendimento psicológico, nutricional, vacinação para covid, tétano, hepatite b, gripe, febre amarela, meningite e hpv, testagem para doenças sexualmente transmissíveis, avaliação física, testes rápidos de pressão e glicemia, ações de educação em saúde bucal, entre outros serviços.
Tem ainda emissão de segunda via de certidões (nascimento, casamento, óbito e divórcio), orientações jurídicas e sobre INSS, parceria com a Neoenergia para negociação e inclusão na tarifa social; corte de cabelos; massagem e recreação infantil. A Feirinha Criativa também estará presente, trazendo produtos de comerciantes locais, artesanatos, acessórios e opções gastronômicas. A música fica por conta de Ricardo dos Teclados, que se apresenta das 14h às 16h na Praça do Campo Santo.
Deixe um comentário