Por que reconhecer e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros é fundamental para o sucesso de quem empreende? É com base neste questionamento que o Sesc Arcoverde realiza, nesta terça (02/07), a roda de conversa “Mulheres, ao Infinito e Além!”, com a escritora e produtora cultural Alba Chalegre. A atividade marca a segunda edição do projeto Mulheres que Lideram e será realizada na Sala de Assistência Social da unidade. A entrada é gratuita.
A proposta é fazer com que as mulheres reflitam sobre como o empreendedorismo emocional pode auxiliá-las a tomar decisões mais eficazes, a construir relacionamentos mais saudáveis e a lidar com o estresse e o fracasso de maneira mais positiva. “Além disso, a nossa convidada vai abordar competências socioemocionais, em especial a autoconsciência, na busca pelo sucesso nos negócios e na vida”, afirma Talita Ferreira, assistente social do Sesc Arcoverde.
Alba Chalegre nasceu em Pedra-PE. É leitora, pesquisadora e artesã. Se intitula uma “artivista da literatura”, por perceber a literatura como instrumento de transformação social. Tem nessa linguagem artística um dos seus principais vieses para o empreendedorismo social e emocional. É formada em Letras pela UPE, mestre em Reike Usui e terapeuta em formação. Em 2010, começou a desenvolver atividades de produção cultural em Arcoverde.
Foi coordenadora do Núcleo de Economia Criativa da Associação Comercial de Arcoverde, integrou a gestão da Associação Estação da Cultura de Arcoverde e foi gestora e criadora do Espaço da Palavra. É mediadora e facilitadora em rodas, oficinas e cursos, tendo a literatura como matéria-prima para as atividades. É uma das criadoras e coordenadoras do grupo Cartoneras do Esperançar, que tem na arte a principal fonte terapêutica junto às mulheres.
Mulheres que Lideram – O projeto tem o objetivo de impulsionar o público feminino a ser líder, por meio de vivências com mulheres que se destacam nos vários segmentos da sociedade de Arcoverde e região. Todos os meses, o Sesc terá uma convidada para debater um tema com as participantes, que tenham relação com o empreendedorismo, o autocuidado e a saúde mental, sempre focando em incentivar a autonomia das mulheres.