A Mostra Sesc de Cinema – MSDC, uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente no Brasil, está com inscrições abertas para sua 7ª edição até 22 de julho. Podem concorrer curtas, médias e longas-metragens, sejam ficcionais, documentais e/ou animações, finalizados a partir de 1º de janeiro de 2022, que não tenham sido exibidos em circuito comercial. Somente no ano anterior foram mais de 1500 produções inscritas no edital.
“Pernambuco é potência na produção audiovisual, e o Sesc é parceiro nessa valorização dos novos talentos de nosso estado e de todo o país. Aqui, a Mostra Sesc de Cinema circula do litoral ao sertão, por meio de sete unidades que se articulam com suas respectivas regiões e cenas culturais. A Mostra Sesc de Cinema é democratização do acesso à cultura, valorização das produções independentes e promoção do intercâmbio entre artistas, cineastas e outros trabalhadores da cultura”, destaca Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomério/Sesc/Senac em Pernambuco.
As obras serão avaliadas por comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e curadores convidados e a divulgação do resultado ocorrerá em setembro, oportunizando a exibição por todo o país e somando R$280 mil em licenciamentos. Serão selecionados 24 filmes, que comporão o Panorama Nacional, além de 10 produções voltadas às infâncias e juventudes, que farão parte do Panorama Infanto-Juvenil.
O Panorama Nacional será exibido no evento de abertura, realizado no mês de novembro em Belém (PA), e contará com a participação dos cineastas selecionados de todo o país. Os demais filmes selecionados serão exibidos nos âmbitos de seus respectivos estados, com exceção da Região Norte, que realizará o Panorama Regional, composto pelas obras selecionadas nos estados participantes da região.
Além da circulação em território nacional, o Sesc também desenvolve o Panorama Estadual, com recortes mais específicos à produção independente de cada estado. Em Pernambuco, essa etapa regional da MSDC acontece ainda este ano e movimenta as unidades do Sesc em Arcoverde, Caruaru, Casa Amarela (Recife), Centro Cultural Sesc Garanhuns, Petrolina, Piedade (Jaboatão) e Triunfo.
Sobre a Mostra Sesc de Cinema
Lançado em 2017, a Mostra Sesc de Cinema se consolida como um dos principais canais de incentivo e fomento ao cinema independente do país. O projeto reúne produções que não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais de cinema, dando visibilidade à produção cinematográfica brasileira e contribuindo para a promoção de novos talentos no setor de audiovisual.