O Sonora Brasil, projeto musical do Sesc, chega ao Centro Cultural Sesc Garanhuns, onde será lançado nacionalmente, nos dias 17 e 18 de agosto, trazendo na programação apresentações musicais, performances, rodas de conversas, sessões de cinema e muito mais.
Promovido pelo Sesc Brasil desde 1998, a iniciativa traz a proposta de desenvolvimento das artes, com enfoque na valorização, preservação e na difusão do patrimônio cultural brasileiro, além de valorizar as mais diversas manifestações musicais e reforçar a noção de coletividade e pertencimento cultural, através de apresentações diferenciadas e contextualizadas, novas formas de fruição de expressões sonoras, alcançando assim públicos diversos e reforçando a nossa múltipla identidade e as diferenças étnico-culturais no Brasil.
“Para o Sesc é um orgulho potencializar essa produção artística de forma nacional, por meio de seus circuitos itinerantes, dando visibilidade a artistas, livre acesso ao público, contribuindo na formação de plateias e promovendo um dos projetos mais relevantes sobre a diversidade musical brasileira”, ratifica Bernardo Peixoto, Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.
Para o 2024/2025, o Sonora Brasil trabalha a temática “Encontros, Tempos e Territórios”, destacando o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias, por meio da expressão de seus autores e intérpretes.
Ao todo, serão 20 artistas, que foram convidados para se unirem em dez duplas e criarem espetáculos inéditos para o projeto. Os encontros mostram a relação entre tempos históricos e territórios nas criações artísticas e trazem em suas músicas, paisagens de territórios a relação com diferentes movimentos musicais da música popular brasileira nas cinco regiões do país.
A curadoria é composta por profissionais dos 27 Departamentos Regionais e três Polos do Sesc, contando com as influências de todos os estados do Brasil, trazendo a representatividade das cinco regiões e do conceito de intergeracionalidade e diálogos entre tradição e contemporaneidade, local e universal.
Em 2024, cinco duplas circularão pelos estados das Regiões Norte e Nordeste e as outras cinco pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ao todo o projeto passará por 56 cidades realizando um total de 214 apresentações.
Além de sediar o lançamento nacional do projeto, o Sesc Pernambuco também vai realizar dois Festivais do Sonora Brasil: 11 a 13 de setembro, no Centro Cultural Sesc Garanhuns. E 13 a 15 de setembro, no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro, em Recife.
Confira a programação do lançamento:
17/08/2024
14h
Conversa “Criação, Difusão de Música”
Com Ana Paula da Silva, Manoel Cordeiro, Geraldo Espíndola, Douglas Din e Mãe Beth de Oxum
Comedoria
Acesso: Gratuito – Limitado a lotação do espaço
16h
Contação de Histórias (para as infâncias)
Comedoria
Acesso: Gratuito – Limitado a lotação do espaço
19h
Lançamento Nacional do Sonora Brasil + Pocket Show de Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino (PE)
Com Ana Paula da Silva & Seu Risca (SC); Manoel Cordeiro (PA); Geraldo Espíndola & Marcelo Loureiro (MS); Douglas Din (MG); Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino (PE).
Teatro Reinaldo de Oliveira
Acesso: Gratuito – Limitado a lotação do espaço
18/08/2024
17h
Conversa “Pesquisa, Curadoria e Programação”
Com a participação de curadores e programadores do Sonora Brasil
Auditório
Acesso: Gratuito – Limitado a lotação do espaço