“Caminhos do Longeviver”. Este é o tema do 3º Encontro Nacional de Pessoas Idosas do Sesc, que será realizado no Centro Cultural Sesc Garanhuns, nesta terça-feira (03/09). O evento está inserido na programação do Sesc Longeviver, que segue até a quinta-feira (5), com uma série de atividades voltadas ao público 60+, no Hotel Sesc Garanhuns.
Esta edição do encontro seria realizada pelo Departamento Regional do Rio Grande do Sul, na cidade de Bento Gonçalves, mas devido às enchentes que atingiram o estado, Pernambuco, de forma solidária, recepciona o evento. Trata-se de um momento que proporciona a troca e intercâmbio de saberes entre a equipe técnica do Trabalho Social com a Pessoa Idosa (TSPI) em todos os departamentos regionais do Brasil e o Departamento Nacional, atualizando conceitos, fortalecendo as bases do programa e difundindo práticas e formatos de atuação.
O objetivo central do encontro nacional é fortalecer a aproximação e a integração das pessoas idosas de diferentes territórios, pois sendo realizado no formato híbrido – presencial, no regional-sede, e virtual para todo o país – propicia o contato com diversas vivências, culturas e conhecimentos, através de cada regional que sedia o evento anualmente.
“O evento é um espaço de conhecimento sobre o envelhecimento e a longevidade, através de ações educativas integradas, nas áreas da saúde, educação, cultura, assistência e lazer. Também proporciona novas aprendizagens e experiências aos participantes”, afirma Mônica Regina, coordenadora de Assistência e Bem-Estar do Sesc Pernambuco.
Na terça (03), às 8h30, os grupos serão recepcionados pelo Coral Vozes das Colinas, do Sesc Garanhuns, na entrada do Centro Cultural Sesc. Às 9h, no Teatro Reinaldo de Oliveira, acontece a abertura oficial do encontro nacional. Às 9h30, tem a palestra magna “Qualidade de Vida na Longevidade”, com a Doutora em Gerontologia Elcyana Bezerra Carvalho (CE).
Em seguida, será realizada uma mesa de debate com o tema “Caminhos do Longeviver Sustentável”, com Karla Bandeira (PE), Madalena Jessi Teles Santos (RS) e Alexandre da Silva (SP), sob mediação de Michele Bittencourt (RS). Esta atividade será transmitida pelo canal oficial do Sesc, no Youtube.
Às 12h, tem a palestra “Caminhos do Longeviver”, com Lia de Itamaracá. A artista também fará uma apresentação musical para o público. Às 14h, acontecem oficinas culturais, atividades no Espaço do Cuidado, com atendimentos de saúde e bem-estar, e uma feira de economia criativa, que contempla artistas e produtores de artesanato locais. O encerramento, às 20h, é com a festa dançante “Noite Nordestina”.
Na quarta (4) e quinta (5), o Sesc Longeviver realiza atividades recreativas para os grupos, como passeios ao Lago São Francisco e Santuário da Mãe Rainha. Está previsto para a noite do dia 4 o Show de Talentos e o Desfile das Bandeiras. Já na noite do dia seguinte, tem o encerramento do evento com o tema “anos 60”, com Gilberto e Banda.
“Os projetos realizados pelo Sesc, voltados para o público idoso, representam a garantia dos direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa. Além disso, buscam promover autonomia, empoderamento, o protagonismo e, acima de tudo, respeito às pessoas idosas”, finaliza Mônica Regina.