CineSesc contará com cinco exibições gratuitas durante o mês, além de edição especial no dia 14. Todas as atividades são gratuitas e contemplam adultos e crianças
O mês de setembro chega com mais uma agenda gratuita de filmes no Sesc Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Os projetos CineSesc e AnimaSesc atuam no fomento do audiovisual e promovem o encontro do público com as obras e fazedores dessa arte. A programação, com opções para idades variadas, acontece no Cine Coliseu, situado dentro da unidade.
Ao todo, a programação do CineSesc conta com nove filmes, que serão divididos em apresentações semanais. Na abertura da programação, nesta quarta-feira (4), “O grilo feliz e os insetos gigantes”, às 15h, traz uma aventura com muita música e descobertas, um longa-metragem nacional dirigido por Walbercy Ribas e Rafael Ribas.
Na quarta-feira seguinte (11), as crianças poderão, às 15h, acompanhar as aventuras de Nina e seus amigos para salvar o mundo mágico de Telurian em “O Pergaminho Vermelho”. Às 19h, com classificação de 14 anos, será apresentado “Terra Vermelha”, um drama em meio a reivindicação das terras indígenas tomadas por fazendeiros no Mato Grosso do Sul, e o surgimento do amor inesperado entre um jovem Guarani-Kaiowá e a filha de um fazendeiro.
No dia 18, às 15h, a programação contará com “Perlimps”, animação fantátisca na qual Claé e Bruô, que são de reinos animais rivais, um do Sol e um da Lua, terão de colocar a rivalidade de lado e unir forças para proteger a floresta. Às 19h, o clássico “O Bem Amado”, do cineasta pernambucano Guel Arraes, será exibido para o público acima dos 12 anos, com a inusitada história de uma cidade onde é inaugurado um cemitério, mas ninguém morre.
Na última quarta-feira do mês, dia 25, a criançada vai poder acompanhar as reviravoltas do elefante Gajah no filme “Tromba Trem”, a partir das 15h. Dirigido por Zé Brandão e com nomes como Marisa Orth e Ed Gama no elenco, o filme acompanha Gajah se tornando celebridade do dia para a noite ao mesmo tempo que se torna suspeito de desaparecimentos misteriosos. Tem ainda sessão noturna, às 19h, com muita ação e drama para o público acima de 12 anos. O longa nacional “Verônica”, a história de uma professora que terá de enfrentar o cotidiano violento no Rio de Janeiro para proteger seu aluno Leandro, perseguido por traficantes.
A programação encerra no dia 27 com a Sessão Abraçar, que dispõe de recursos de acessibilidade para pessoas cegas, com baixa visão, surdas e ensurdecidas. A partir das 15h , o público poderá conhecer “Doutor Gama”, a história do advogado Luiz Gama, que se alfabetizou, conquistou nos tribunais a libertação de mais de 500 escravos no Brasil. A classificação é indicada para o público a partir dos 14 anos.
AnimaSesc – tendo como finalidade aproximar o público do fazer cinematógrafico de diversas formas, acontece mais uma edição do Anima Sábado, no dia 14 de agosto, com entrada gratuita para todas as atividades. A partir das 15h, o projeto vai exibir a vida de uma traça transformada ao descobrir o amor pela leitura em “Teca e Tuti: uma Noite na Biblioteca”, longa-metragem brasileiro inteiramente produzido em stop motion e premiado Melhor Longa Infantil de 2024, no Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI).
Logo após a sessão tem oficina de Animação Stop Motion com recorte de papéis para crianças, às 16h30. O momento será facilitado pelo cineasta e animador stop motion Thiago Pombo, que já circulou em festivais como ANIMAGE, Corvo de Gesso e Festival Ecrã. As inscrições são feitas na hora, acompanhado de um responsável e sujeitos à lotação do espaço.