Com o objetivo de ampliar o protagonismo da produção musical no sertão pernambucano, o Sesc Triunfo vai promover a 8ª edição da Mostra SerTão Musical, que neste ano se junta à Mostra Leão do Norte. A iniciativa gratuita vai acontecer entre os dias 26 e 28 de setembro, no Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular, no município.
Tendo como principal conceito a música produzida no Sertão, nesta edição, a Mostra se volta ao território do Pajeú. “A partir da observação dos elementos comuns do lugar, procuramos promover a fruição e a formação de público para artistas e bandas daqui”, comenta Islan da Silva Brito, instrutor de Música do Sesc Triunfo. Com isso, o pífano, referência sonora recorrente em muitas cidades da região, vai nortear as atividades.
A atividade inauguração do projeto, no dia 26, é a “Oficina de Construção de Pífanos”, que será ministrada pelo produtor cultural, arranjador, músico e educador carnaibano Cacá Malaquias. A formação se estende até o dia 28, com encontros diários, às 14h. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no Espaço Cultural da Fábrica de Criação Popular. Podem participar pessoas que têm ou não familiaridade com o instrumento e idade superior a 8 anos. São 10 vagas.
Paralelamente à oficina, a Mostra SerTão Musical/Leão do Norte contará com momentos musicais. Na sexta-feira (27), haverá shows das bandas de pífano Riacho do Meio e, em seguida, Raízes do Caroá. No sábado (28), Cacá Malaquias abre a programação e antecede a apresentação de Vitória do Pife. Nos dois dias, o início da grade de shows será às 19h.