De 16 a 22 de novembro, Petrolina recebe a 16ª edição da Mostra de Música Leão do Norte. A programação, realizada pelo Sesc em parceria com o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), celebra a força da música instrumental na cidade sertaneja por meio de concertos, recitais, exposição e minicursos gratuitos.
“A produção de música instrumental tem ganhado força em Petrolina, nos últimos anos, com o fortalecimento de bandas de música e formações instrumentais como, por exemplo, duos, trios e quartetos. A programação destaca essa produção, criando um espaço para o encontro e intercâmbio de saberes entre instrumentistas da cidade e da região”, explica o supervisor de cultura do Sesc Petrolina, André Vitor Brandão.
A Mostra vai apresentar grupos como o Maat Saxophone Quartet, de Portugal, que se apresentará no Teatro Dona Amélia; grupos musicais ligados ao curso de Licenciatura em Música do IFSertãoPE; a Orquestra Som do Coração, que realiza um trabalho de educação musical na periferia; os Flautistas da Ilha do Massangano; a tradicional Orquestra Filarmônica 21 de Setembro; entre outras bandas que atuam em escolas da cidade.
Regente da Orquestra do IFSertãoPE e da BAMIP, o maestro Neca será homenageado durante a Mostra pelo trabalho que desenvolve na formação de jovens instrumentistas nas regiões periféricas de Petrolina. A programação completa do evento, que acontece junto a Semana de Música do IFSertãoPE, está disponível no site do Sesc Pernambuco (sescpe.org.br).
Os ingressos para a programação que acontece no Teatro Dona Amélia, no Sesc, custam 1kg de alimento não perecível, que serão doados ao Sesc Mesa Brasil para distribuição com instituições atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Também é possível optar por pagar o valor de R$15 para comerciários e dependentes com credencial Sesc atualizada e R$30 para o público em geral. As demais atividades da grade são gratuitas.