Em um mês de intensa movimentação cultural em Caruaru, promovida pelo Sesc, duas formações artísticas fazem parte da programação do Festival Vias do Ipojuca. Trata-se de ações do Sesc Dramaturgias e do Circuito Sesc de Formação Audiovisual. O primeiro traz a oficina “Dança como Escolha/Ação de Coexistência Social e Política”. O segundo apresenta o curso “Processos aprimorados: Inteligência Artificial como aliada do audiovisual”. As inscrições de ambos podem ser feitas na Central de Relacionamento do Sesc.
A oficina “Dança como Escolha/Ação de Coexistência Social e Política” terá como facilitador Marcos Mattos, pesquisador, intérprete e criador do Mato Grosso do Sul. Os encontros serão de 11 a 13 de novembro, no Sesc, sempre das 19h às 22h. Podem participar estudantes, profissionais amadores e interessados na linguagem artística da dança. Marcos Mattos explica que “a formação transita entre a dança contemporânea e as danças urbanas como fonte propulsora na construção de processos dramatúrgicos”.
O curso visa experimentar práticas coletivas e individuais, dando possibilidades e desdobramentos para a criação em dança, e modos e estados do corpo, ativando e recriando poéticas do modo e pensamento de fazer dança. O artista iniciou a carreira aos 12 anos. É bacharel e licenciado em Educação Física, com especialização em Dança. Atualmente, integra a Cia. Dançurbana, que tem o hip-hop como linguagem principal. Pesquisa a construção de trabalhos estruturados em dois pilares: Popular/Tradicional e Conceitual/Contemporâneo.
Já o curso “Processos aprimorados: Inteligência Artificial como aliada do audiovisual” será ministrado pelo pesquisador Silas Guilherme (PE). Os encontros acontecem de 11 a 14 de novembro, das 14h às 17h, na Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho. A formação é voltada para profissionais do audiovisual, gestores culturais e interessados no tema. O objetivo é capacitar os participantes para utilizar as principais ferramentas de inteligência artificial no aprimoramento de processos ao longo de todo o ciclo criativo, da pré-produção à divulgação.
Silas Guilherme é mestrando em Comunicação na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), bacharel em Cinema e Audiovisual e atua com o Desenvolvimento de Automações Conversacionais. “A oficina se propõe a analisar e experimentar as ferramentas de inteligência artificial generativa como instrumentos que ampliem as possibilidades de manifestação e intervenção de realizadores audiovisuais”, destaca o facilitador.
As inscrições para as duas oficinas custam R$ 30. Trabalhadores do comércio e dependentes, com a Credencial Sesc em dia, têm desconto e pagam R$ 15. Para o curso de Silas Guilherme, também será possível se inscrever no dia 11 de novembro, das 8h às 12h, na ETE Nelson Barbalho, onde acontece a formação. O Sesc ressalta que as vagas são limitadas.