Esta quinta-feira (11), o Sesc dá início às comemorações carnavalescas com o Arrastão Cultural promovido pela unidade Santa Rita. Será uma tarde de muito frevo e alegria pelo bairro de São José. A concentração começa às 16h e o bloco sai às 16h30, passando pelo Mercado de São José, o Pátio do Livramento e o Pátio de São Pedro.A participação no Arrastão é gratuita. Além dos foliões, estarão presentes uma orquestra de frevo, passistas e o grupo percussivo As Conxitas, que fará apresentações no Pátio do Livramento e no Pátio de São Pedro.
No dia seguinte, sexta-feira (12), véspera do Sábado de Zé Pereira, é a vez do Menino do Sesc sair às ruas. O bloco, que está na sua 23° edição, tem concentração na unidade do Sesc em Santo Amaro e depois sai pelas ruas da comunidade. Este ano, a troça fará uma homenagem ao tradicional folguedo popular da La Ursa, responsável por um dos mais populares refrãos do carnaval pernambucano: “A La Ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro”.
O Menino do Sesc desfilará pelas principais ruas do Centro do Recife, arrastando os servidores e moradores da área. A concentração terá início às 15h, na Praça do Campo Santo, em frente ao Sesc Santo Amaro. No local, os foliões terão acesso a serviços de saúde, como aferição de pressão, orientação sobre DST/Aids e teste de glicose.
O bloco sai em cortejo pelas ruas de Santo Amaro, a partir das 17h. O trajeto tem início na Rua do Pombal e segue pela Pedro Afonso, Treze de Maio, Avenida Mário Melo e Gervásio Pires, até chegar à Avenida Conde da Boa Vista, com término ao lado do Cinema São Luis. Durante o trajeto, um carro de apoio estará vendendo refrigerante, cerveja e água.
A novidade deste ano é que, ao invés de ser acompanhado por um trio elétrico, o bloco será animado por duas orquestras de frevo de chão, valorizando a tradição do carnaval recifense. O kit do bloco, que inclui camisa, duas senhas para bebida (refrigerante ou cerveja), um caldinho e uma batida, custa R$ 15 e está sendo vendido nas unidades do Sesc Santo Amaro, Santa Rita, Casa Amarela, Piedade e Sesc Ler São Lourenço da Mata.
Homenageando a La Ursa, o Sesc Pernambuco espera resgatar uma tradição que está sendo perdida. “O objetivo é relembrar costumes de antigos carnavais que estavam sendo esquecidos pelo povo pernambucano. Queremos trazer de volta essa brincadeira para a comunidade, principalmente para as crianças”, explica a diretora de Atividades Sociais do Sesc Pernambuco, Sílvia Cavadinha.
Serviço:
Bloco Menino do Sesc
saída: Sesc Santo Amaro
horário: concentração às 15h/ saída às 17h
camisas: R$ 15
Arrastão Cultural
saída: Sesc Santa Rita
horário: 16h