Preocupado em debater a dinâmica e as idéias embutidas no teatro da atualidade, o Sesc Pernambuco promove, a partir do mês de novembro, a 15ª edição do projeto Dramaturgia – Leituras em Cena. Com o tema Dramaturgia do Novo Século, o projeto seleciona textos teatrais, que serão interpretados por vários elencos e direções distintas, dando tons e versões diferentes para um mesmo trabalho. Não há ênfase em cenário ou figurino, o foco é a leitura encenada.
Até janeiro, mês de encerramento do projeto, serão encenados cinco diferentes textos de autores contemporâneos. São eles: A entrevista, de Samir Yazbek; O céu cinco minutos antes da tempestade, de Sílvia Gómez; A mosca, o diabo e o padeiro, de Zito Nunes; Quem quiser que conte outra, de Mardyorie Martins; e Tempo Temporãp, de Ricardo Guilherme.
E para abrir a temporada 2008 do projeto, o Sesc Santo Amaro promove, nesta quarta (5) e quinta-feira (6), a apresentação de dois dos cinco trabalhos escolhidos. No primeiro dia, o público poderá assistir a interpretação do texto: A mosca, o diabo e o padeiro, de Zito Nunes, que contará com direção de Rodrigo Cunha. Já no segundo dia, é a vez do texto: Quem quiser que conte outra, de Mardyórie Martins, dirigido por Carlos Sales. As encenações acontecem a partir das 19h30, no Teatro Alfredo de Oliveira, que fica na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista. A entrada é gratuita.
O projeto Dramaturgia – Leituras em Cena aportará em mais sete unidades do Sesc, durante o mês de novembro. Confira o calendário de apresentações: Sesc Ler Belo Jardim (15); Sesc Casa Amarela (24 e 25); Sesc Santa Rita (25 e 27); Sesc Ler Buíque (26 e 27); Sesc Ler São Lourenço (27 e 28); Sesc Ler Surubim (27, 28 e 29) e Sesc Ler Bodocó (29).