Coreografias, shows e oficinas irão movimentar a cena do Jaboatão dos Guararapes
O Sesc Piedade promove, de 18 de novembro a 1º de dezembro, o I Festival Na Onda da Dança, em parceria com a prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e com apoio do Sesc Nacional. O projeto pretende divulgar e discutir a produção de dança no Estado, promovendo o intercâmbio de bailarinos e grupos de dança, através de oficinas, debates, lançamentos de livros, apresentações de coreografias e espetáculos de dança.
Serão montados 3 palcos em locais distintos para as apresentações: na orla de Piedade (próximo ao restaurante O Mexilhão), no centro de Jaboatão e no Sesc Piedade. Além das companhias convidadas, como o Ária Espaço de Dança e Arte, Compassos Cia de Dança e Balé Popular do Recife, grupos de dança do Jaboatão foram selecionados por uma curadoria e também integram a programação de dança. São eles: Grupo Confraria Cultural Zamboclã, From e Art Balé de Cultura de Jaboatão, Holus de Dança, Cia Folguedos, Cia de Dança e Teatro Luadart e Skill Cia de Dança.
O Festival, que irá homenagear o bailarino e professor de dança pernambucano Eduardo Freire, começa no dia 18, com oficinas de dança popular, contemporânea, de salão, jazz, tango e balé clássico. As oficinas são gratuitas e acontecem no período da manhã e tarde em diversas comunidades do Jaboatão e no período da noite no Sesc Piedade, até o dia 21.
A cerimônia oficial de abertura do projeto acontece no dia 22/11, a partir das 19h, no Sesc Piedade, com a apresentação dos espetáculos Assim na Terra como no Céu, solo coreografado por Eduardo Freire; e Dançando nas Alturas, do grupo de Dança de Toparetama, seguido do lançamento dos livros O Jogo do Ilimitado: a dissolução do tempo e do espaço na obra de João Falcão, por Luiz Felipe Botelho, e Circuito Pernambucano de Artes Cênicas: um diagnóstico, por Romildo Moreira.
As apresentações de dança, coreografias e os shows acontecem de 23 de novembro a 1 de dezembro. No dia 24, ainda como parte da programação do festival, será realizada uma mesa redonda, das 9h às 12h, no Sesc Piedade, com o tema A dança que Jaboatão dança, com representantes do Sated, Fundarpe, Apacepe, Movimento Dança Recife, Sesc Pernambuco e Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer, Turismo e Juventude da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.