Fábio Santana é estagiário do Sesc Casa Amarela
“Tudo começa num aperto de mão”. Baseado neste pensamento, o estudante de Desenho e Plástica da Universidade Federal de Pernambuco e estagiário de Cultura do Sesc Casa Amarela, Fábio Santana, desenvolveu um projeto em Artes Visuais que estará à mostra na VIII Bienal do Recôncavo Baiano, em São Felix (BA). O projeto artístico, intitulado “Nosso Romance”, traz um trabalho fotográfico que exibe as mãos do próprio artista em contato com as mãos de outra pessoa. “O aperto de mão chama à minha atenção porque estreita as relações entre os seres humanos. Aproxima inclusive, o artista do público”, explica, “a obra ressalta que o contato com as mãos, pode ser o inicio de vários tipos de relacionamentos, tanto profissionais, como pessoais”, completa.
O artista também remete o uso da mão em sua produção à força que ela possui nos trabalhos profissionais do homem, além de outras simbologias do cotidiano que envolvem o membro. “Eu criei o projeto baseado nestes princípios, mas uma obra de arte vem para causar reflexão no público, e este, é livre para fazer interpretações sobre o que vê. O trabalho pode ter um significado diferente para cada espectador”, declara.
A pesquisa, que resultou na mostra fotográfica, foi desenvolvida na Galeria de Artes do Sesc Casa Amarela, no período de abril a agosto deste ano. A obra é formada por quatro fotografias que passaram por uma manipulação digital. As imagens complementam-se e consistem em um único trabalho. A projeto visual de Fábio Santana fica em exposição durante todo o período da Bienal, que vai de 11 de novembro deste ano a 03 de fevereiro de 2007. A Bienal premiará alguns trabalhos com o valor de R$ 3.000,00 para cada um. Entre os escolhidos, um será eleito para receber uma bolsa para estudar Artes na Espanha.