Você já escutou músicas de candomblé tocadas com instrumentos de música clássica? Se não, terá a oportunidade de conferir na quarta e última etapa do projeto Sonora Brasil, promovido pelo Sesc. A atração é o grupo Korin Orishá, de Pernambuco. “Ele se encaixou perfeitamente no tema principal deste ano, Sonora Brasil Crioulo, e no sub-tema desta última etapa, Música com Aspectos Sagrados”, declara a coordenadora do projeto em Pernambuco, Sônia Guimarães.
O grupo é liderado pelo professor de música da Universidade Federal de Pernambuco, maestro e babalorixá José Amaro e por outros sete músicos. O repertório musical, chamado de Suíte Afro-Recifense, são cânticos da religião candomblé, que reverenciam os orixás: Exu, Ogum, Oxossi, Xangô, Iansan, Obá, Euá, Obaluaiê, Nanã, Iemanjá, Oxum e Orixalá.
No entanto, as músicas não são tocadas como nas cerimônias religiosas. O professor, que é o responsável pelos arranjos, deu um tratamento de concerto às canções. Esta diferença pode ser percebida devido ao conjunto camerístico utilizado. A formação do grupo é a seguinte: José Amaro (vocal, regência e arranjos), Tales Vasconcelos (flauta transversa), Nansilvia Macambira (mezzo-soprano, abe e clarinete), Antônio Nogueira (violino), Elizeu Sobrinho (viola), Rosilda Vasconcelos (violoncelo), Giovani Gomes (ilu e couro) e Glauber Oliveira (ilu, gonguê e couro). A suíte é dedicada à memória da mãe-de-santo de José Amaro, Mãe Betinha.
O nome Korin Orishá, batizado pelo próprio vocalista, quer dizer cantar (korin) aos orixás, na língua iorubá, na qual também é interpretado todo o repertório do grupo. A língua era usada pelos africanos em suas cerimônias de candomblé e foi difundida por eles aqui no Brasil, permanecendo até hoje nos rituais sagrados. O Korin inicia a turnê em Pernambuco no dia 24/11, com concerto no Teatro Capiba, Sesc Casa Amarela. No dia 25/11 grava um CD no Centro de Difusão e Realizações Musicais (CDRM), do Sesc Casa Amarela.
Depois segue para Surubim (26/11), Caruaru (28/11), Belo Jardim (29/11), Garanhuns (30/11), Arcoverde (2/12). Buíque (3/12), Triunfo (4/12), Bodocó (5/12), Araripina (6/12) e Petrolina (7/12). Mas Pernambuco não é o fim do percurso. Eles continuam as apresentações pelo Nordeste e encerram temporada com um show no Departamento Nacional do Sesc, no Rio de Janeiro, no dia 18/12.