Apresentação
TRANSBORDA - AS LINGUAGENS DA CENA
Em 2017, a Coordenação Regional de Artes Cênicas, em diálogo com a Rede de Gestores de Cultura do Sesc Pernambuco, propõe uma ação integrada entre as unidades do Recife e Região Metropolitana – a realização da 1ª edição do "Transborda”. Uma mostra voltada ao desenvolvimento e reflexão das teorias e práticas das artes cênicas, feita por meio de apresentações artísticas, ações formativas e discussões que transbordam as linguagens da cena a partir do entrecruzamento do fazer nas artes e da gestão da cultura com diversos temas.
Fruto de reuniões entre os participantes da rede de atuadores da cultura do Sesc Pernambuco que trabalham com as artes cênicas, Transborda foi o nome escolhido para envolver esta ação coletiva. Por representar um posicionamento e uma atitude frente aos acontecimentos, sentimentos e temas presentes regularmente em nossas conversas: política (ou a falta dela), censura, retrocesso, preconceito, burocracia, humanidade, rede, gênero, hibridismo, fronteira, risco, transitoriedade, acessibilidade, contemporaneidade... Escolhemos este termo por ser no momento, a expressão deste grito, o de deixar-se falar, o de deixar-se ecoar, sangrar, verter, desdobrar-se, transbordar para além da palavra, da cena e na cena, nos lamentos, na ação, no pensamento, no corpo e na atitude.
A ideia do projeto é estimular uma rede de diálogos voltada à fruição, reflexão, criação e difusão das artes, sobretudo, às desenvolvidas para a cena com foco na formação do ser, seja ele como artista ou público. Para tanto, a ideia é discutir e ampliar o conceito de mediação cultural e sua potência local no reavivamento das identidades multiversas. Do centro e do entorno onde o Sesc atua direta ou indiretamente, além de fortalecer a rede de gestores de cultura da Instituição, alinhando suas ações às políticas de cultura do Sesc para além de seus territórios.
Rita Marize Farias de Melo
Professora II - Artes (Coordenadora Regional de Artes Cênicas)