Eliemerson de Souza Sales

Doutorando em Ensino das Ciências (UFRPE)

Todo conhecimento é em resposta a uma questão (BACHELARD, 1938). Esse pensamento conduzirá esta breve reflexão acerca da produção de conhecimento no âmbito educacional.

Nessa direção, somos levamos a pensar acerca das contribuições dos conhecimentos produzidos tanto no âmbito educacional, quanto nas outras diversas áreas do conhecimento. Pensar o percurso formativo de estudantes que estão imersos no movimento de busca pela profissionalização, é pensar além da formação profissional, compreendendo elementos essenciais que estão associados a essa construção que antes de tudo, é social. 

Considero que, a prática de pesquisa no decorrer do percurso formativo dos estudantes, tem sido elemento essencial para a ampliação do repertório de conhecimento e aprofundamento de questões de interesse dos estudantes, contribuindo desta forma também para a construção de um caminho a ser seguido pelos mesmos. 

Diante da diversidade de cenários nos quais os estudantes estão imersos desenvolvendo suas atividades de estágio, inúmeras são as questões que podem surgir, no entanto, saber lidar com estas questões e transforma-las em uma questão de pesquisa, tem sido um desafio.

Nessa direção, o SESC vem proporcionando aos estudantes um percurso formativo que na minha concepção tem contribuído para a construção de uma cultura de produção de conhecimento que amplia o repertório de saberes tanto dos estudantes como também contribui para ampliação do corpo de conhecimento da área foco da pesquisa. 

Também, sob esta mesma ótica, a comissão científica se constituiu enquanto uma equipe multidisciplinar com profissionais de diversas áreas do conhecimento. Destaca-se que, a equipe de profissionais buscou realizar o exercício de trazer para as avaliações o olhar formativo, no sentido de que, todas as orientações fornecidas aos estudantes por meio dos pareceres argumentativos sobre os trabalhos ajudassem os estudantes a aprender e ampliar os saberes acerca da dinâmica de fazer pesquisa científica.

Finalizo, pontuando que a concepção formativa na qual me filio está centrada essencialmente sobre a gestão das aprendizagens dos estudantes que estão imersos no movimento de fazer pesquisa, ressaltando que se torna formativo o processo que ajuda o estudante a aprender e a se desenvolver. 


Fotos