IV Mostra de Artes em Jaboatão dos Guararapes

15 a 24 de setembro

01/08 a 15/09 - Ações Formativas

08/09 a 03/11 - Exposição

11 a 14//09 - Intervenções - Pré-Aldeia

IV Mostra de Artes em Jaboatão dos Guararapes, 15 a 24 de setembro

Quarta edição da Aldeia Yapotan valoriza a ancestralidade em espetáculos, cursos, oficinas em diversas linguagens artísticas e até na gastronomia


O legado de nossos antepassados será fortemente lembrado em Jaboatão dos Guararapes de 15 a 24 deste mês. Durante dez dias, o Sesc Piedade organizará a quarta edição da Aldeia Yapoatan, ação cultural de grande importância no calendário da cidade, que oferece à população dezenas de apresentações de teatro, dança, música, entre outras linguagens artísticas em 12 polos de atuação.

A iniciativa integra a 20ª edição do Palco Giratório, maior projeto de circulação de artes cênicas do País que, em Pernambuco, começou no dia 4 de abril, seguindo até novembro, com apresentações locais e de sete estados: Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

“Neste ano, a Aldeia Yapoatan vai se estruturar sobre a temática da ancestralidade, observando seus desdobramentos em contextos contemporâneos e cosmopolitas”, detalha Rudimar Constâncio, gerente do Sesc Piedade. A expectativa é de que cem mil pessoas participem das atividades da Aldeia, que tem caráter artístico e pedagógico, trazendo não só espetáculos, mas também cursos, oficinas, ações formativas, mesas de conversa, discussões e vivências.

O TeatroSesc integrará, ainda, a programação com uma carreta-palco que tem o objetivo descentralizar apresentações culturais de música, teatro e dança com foco no desenvolvimento artístico local. Além disso, haverá o Seminário de Políticas Públicas de Jaboatão.

“A Aldeia busca ampliar o diálogo dos artistas locais e da população em geral com o artesanato, a gastronomia, a moda, a cultura das manifestações de tradição popular e todas as linguagens artísticas”, detalha a professora de Artes do Sesc Piedade, Ivana Motta, uma das responsáveis pelo projeto. A palavra Yapoatan tem origem indígena e significa árvore de tronco reto, que era muito usada para fabricar embarcações. Foi usada como o primeiro nome da cidade de Jaboatão.

A Aldeia tem apoio das prefeituras de Jaboatão dos Guararapes e do Recife, da Rede Globo Nordeste, Faculdade Guararapes, Sindicato dos Comerciários, do Teatro Barreto Júnior e do Colégio Divino Mestre.