Abertas as inscrições para as atividades formativas do Projeto Aldeia Yapoatan!

O projeto receberá oficinas ministradas por integrantes do Teatro da Vertigem (SP), do NEXTO - Núcleo de Experimentações em Teatro do Oprimido (PE) uma formação ministrada pelo Coletivo Irmãos Guimarães (DF)

Público-alvo: Estudantes, técnicos e produtores de teatro, artistas, educadores e pessoas que tenham interesse na temática


LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO CÊNICA

Com Eliana Monteiro e Guilherme Bonfati (Teatro da Vertigem - SP)
18 a 22 de setembro de 2017
09h às 13h
Local: Sesc Piedade

Laboratório de criação cênica a partir do processo colaborativo utilizado pelo Teatro da Vertigem em suas criações, onde os participantes experimentarão jogos cênicos e exercícios trabalhados durante o processo de pesquisa para montagem do espetáculo “O Filho”.

Inscrições

OFICINA DESCOBRINDO A ESTÉTICA DO OPRIMIDO

Com Andréa Veruska e Wagner Montenegro (NEXTO - Núcleo de Experimentações em Teatro do Oprimido - PE)
16 a 18 de setembro de 2017
09h às 12h
Local: Sesc Piedade

A Oficina Descobrindo a Estética do Oprimido propõe capacitar artistas e profissionais da educação, surdos e ouvintes, para o ensino das artes através das ferramentas estéticas do Teatro do Oprimido.

O Teatro do Oprimido é um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e do teatro. Ao mesmo tempo, traz toda uma nova técnica para a preparação do ator que tem grande repercussão mundial.

Inscrições

FORMAÇÃO: HAMLET - PROCESSO DE REVELAÇÕES

(Coletivo Irmãos Guimarães - DF)
22 de setembro de 2017
Local: Sesc Piedade

Oficina
Com Emanuel Guimarães (Coletivo Guimarães - DF)
09h às 12h

O ator, geralmente, diz uma série de palavras escritas por outra pessoa. Um diretor orienta suas escolhas. Com esse panorama de autonomia criativa regulado, qual seria a poética única e pessoal do ator? A oficina pretende elaborar as possibilidades que um ator teria para pesquisar suas próprias potências, de forma que ele possa tentar construir sua própria trajetória/poética artística.

Pensamento Giratório
Com o Coletivo Irmãos Guimarães e a Trupe Artemanha
15h às 17h
Local: Sesc Piedade

Apresentação do histórico dos grupos, refletindo sobre suas produções e discutindo as diferenças e consonâncias de suas trajetórias e escolhas artísticas.

Inscrições