Dénison Araújo

Consultor na área de Educação, Assistência e Saúde

Foto dos participantes do XIV Seminário de Produção de Conhecimentos

Da máxima Freiriana: “A educação não transforma o mundo. A educação muda pessoas, e as pessoas transformam o mundo”, é que vem a inspiração para a proposta desta coletânea de textos.

Falar sobre educação é falar sobre desafios que estimulam o desenvolvimento de novas formas de ser e estar no mundo. Pelo que foi vivenciado na elaboração dos textos que compõem esta coletânea, vemos que, quanto mais desafiador é o estímulo, e mais aceitável é a proposta, mais potencial será a transformação nas pessoas por eles causada.

Como consultor que prestou orientação nos processos de elaboração da escrita dos textos, posso dizer que estes que aqui se apresentam retratam não apenas desafios da educação, mas também, especialmente, superações de dificuldades e desafios vividos por todos os autores em seu processo de formação profissional.

Como toda e qualquer mudança passa pelo engajamento do grupo social em questão, os autores foram convocados a produzir junto com seus supervisores/orientadores, um material escrito e de fácil leitura, capaz de retratar especialmente suas principais aprendizagens enquanto estagiários do Sesc em Pernambuco.

Sendo o homem um “Ser histórico inserido num permanente movimento de procura e, assim, vivendo do faz e refaz do seu saber” (FREIRE, 1981), esta coletânea de textos, de forma audaciosa, busca apresentar o estágio como um campo de possibilidades onde se torna real a condição do elo entre teoria e práxis da formação profissional, especialmente a partir da perspectiva da multi e interdisciplinaridade.

Transformar o que é ensinado em sala de aula em conhecimentos, habilidades e atitudes que serão exigidas na vida profissional, tanto para a entrada quanto para a permanência no mercado, é sem dúvida o grande mérito que todos os autores contribuintes desta coletânea ganham e apresentam ao término do seu ciclo de estágio na instituição.

Nas leituras dos textos que se apresentam a seguir, vemos pelo relato dos autores que, de maneira gratificada, o campo de estágio ofertado põe-se de fato como um espaço de fomento e de estímulo para a gestão do conhecimento. Por meio dele, é possível o desenvolvimento de competências básicas necessárias para a vida profissional tais como: a comunicação, o raciocínio lógico, a capacidade de gerenciamento e de resoluções de problemas e de conflitos naturais e comuns ao processo de conhecer, saber, fazer e conviver, presentes nas ações de formação técnica-profissional de todos.

A seguir, apresentados num ranking por temática, ressaltamos que, de fato, as leituras dos textos nos mostram que, como frutos de um processo que sinaliza o sucesso no desenvolvimento profissional e humano dos estudantes, verdadeiramente, “não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão” (FREIRE, 1987).

Nesta perspectiva, o primeiro trabalho que apresentamos é de autoria de Joais Martins Silva, orientação de Ana Maria de Barros e revisão de Ednaldo Andrade Barros. O texto nos convoca a excelentes reflexões sobre como a experiência no estágio no Serviço Social do Comércio contribui para o processo de profissionalização docente. Apresentando uma pesquisa qualitativa, o relato de experiência alicerça-se na pesquisa-ação, faz uma discussão teórica em três categorias de análise: profissionalização docente; estágio (formativo-profissional) e saberes docentes. Ao término do texto, são tecidas algumas considerações sobre a experiência no estágio do Sesc em Pernambuco.

“não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão” (FREIRE, 1987)

Considerando as realidades dos desafios da sala de aula e a necessidade de intervenções didáticas no processo de ensino e aprendizagem, temos o segundo texto de autoria de Layane Souza da Silva, com orientação de Marcele Cavalcanti Salis Moura e revisão de Dénison Araújo. Apresentando sua experiência com o uso do gênero dos “Apólogos”, a autora, utilizando elementos metodológicos qualitativos com instrumentos técnicos criados por ela como parte das intervenções pedagógicas, mostra-nos como é possível trabalhar a leitura de forma lúdica e abstrata, trazendo a imaginação dos educandos para o mundo do leitor.

O terceiro texto da coletânea é de autoria de Maria Otaci de Lima, com orientação de Bruno Carneiro Lira e revisão de Jacilene Maria da Silva. A autora descreve uma intervenção pedagógica em projetos sociais de incentivo à leitura e à escrita que acontece em rodas. Utilizando mecanismos didático-pedagógicos e lúdicos o texto, desenvolvido com base em metodologia qualitativa e instrumentos técnicos criados pela autora e seu orientador de estágio, apresenta-nos como, em seu processo de estágio, conseguiu transformar o ato de ler em algo prazeroso.

De autoria de Gessyca Maria Barbosa da Silva, com orientação de Olivia Karina da Silva e revisão de Suzana Teixeira de Queiroz, temos, no quarto texto, um relato de experiência que retrata questões de processos de ensino-aprendizagem com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com base em pesquisa qualitativa, a autora nos apresenta sua vivencia de como os jogos cooperativos, vistos como um como meio socializador, podem contribuir significativamente para as aulas de educação física, favorecendo com o grupo a valorização da diversidade e inclusão e melhorando a interação social entre os alunos.

O quinto texto de autoria de Maria Analaura Cordeiro Pereira, orientações de Milena Horranna e Cleiton Xavier e revisão de Jéssica Aimée Lins de França, demonstra qualitativamente com o relato da experiência, a importância da natação no processo de desenvolvimento das crianças nos anos iniciais da Educação Infantil. Dando ênfase ao lúdico, a autora esclarece o quanto a natação é importante desde o primeiro contato da criança com o ambiente aquático, especialmente por possibilitar melhores condições para o desenvolvimento psicomotor da criança.

“Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções”

Na sexta posição do ranking de leitura, o texto de autoria de Fabíola Araújo da Silva, orientação de Ilana de Oliveira Aguiar e revisão de Alana Anselmo Carneiro relata a experiência de intervenção socioassistencial desenvolvida no Banco de Alimentos. Trata-se de uma ação piloto que busca analisar as condições gerais de atendimento das instituições que utilizam o Banco de Alimentos do Sesc em Pernambuco. A experiência, como é relatada, busca contribuir para o desenvolvimento de estratégias que estimulem o fortalecimento institucional das ações que são atualmente desenvolvidas no Banco de Alimentos.

Estando, pois, na perspectiva de contribuir com a melhoria das ações institucionais, o sétimo e último trabalho do ranking, de autoria de Diego Nelson Silva, orientação de Camilla Roberta Vila Nova de Moura e revisão de Dénison Araújo, apresenta, em seu escopo, uma análise das estratégias de marketing utilizadas pelo Sesc para captar e fidelizar cliente em Pernambuco. A pesquisa, desenvolvida na ótica qualitativa, está pautada em levantamento bibliográfico e análise documental da própria instituição com foco no estímulo ao turismo. Sua principal contribuição está em poder apresentar, cientificamente, pontos fortes e fracos das ações desenvolvidas pela instituição.

Como mensagem final, destacamos mais uma máxima Freiriana que nos ensina: “Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções”. É, sob a ótica da possibilidade e da capacidade interna transformadora, que parabenizamos os autores, orientadores e revisores dos textos, assim como toda a rede do Sesc em Pernambuco pelo incentivo e apoio à gestão do conhecimento que se torna real à medida que os estudantes, como estagiários, encontram, nas unidades de trabalho da organização, condições materiais, físicas e humanas que os possibilitam crescer e desenvolver como pessoas e profissionais.

Desejo a todos uma excelente leitura!

Fraterno abraço.


Fotos