Objetivo


Departamento Regional do Sesc em Pernambuco é vanguardista nas questões referentes à gestão de estágio e, ao longo de várias décadas, vem oferecendo para o acadêmico um vasto campo de experiência que tem representado um importante subsídio para sua futura vida profissional.

Como concedente de estágio, ao longo dos anos, o Sesc Pernambuco percebeu, por meio das relações Instituição de Ensino x Entidade, grandes avanços nesse intercâmbio que ajuda a fortalecer e renovar as linguagens e tecnologias do processo ensino-aprendizagem, fazendo com que o Sesc recolha, na fonte, os benefícios da troca de experiência e dos novos conhecimentos e ideias da academia.

Dessa forma, o Programa de Estágio pode ser visto como o eixo articulador entre teoria e prática, possibilitando a interação de concepções educativas e de formação profissional para dotar o estagiário de uma ampla cobertura de direitos capazes de assegurar o exercício da cidadania e da democracia no ambiente de trabalho.

O ponto culminante da prática de Estágio é a realização anual do Seminário de Produção de Conhecimentos, em que os estagiários renovados apresentam o resultado dos trabalhos desenvolvidos nas suas atividades ao longo do período de estágio, sob orientação de um supervisor da Unidade do Sesc. 


Seminário de Produção de Conhecimentos


Visando consolidar essas concepções educativas, o Seminário de Produção de Conhecimentos integra o Programa de Estágio do Sesc em Pernambuco como uma das ações que disseminam os conhecimentos e as práticas inovadoras adquiridas a partir de experiências e oportunidades de aprendizagem proporcionadas pela organização, por meio de atividades programadas de alcance técnico, social e cultural.

Com esse propósito, o Seminário consolida-se como ponto culminante de um importante e longo processo de formação, que envolve professores e orientadores das Instituições de Ensino Superior, supervisores das Unidades do Sesc em Pernambuco, funcionários e, principalmente, os alunos de graduação que estagiam nas Unidades do Sesc em todo o estado.

A cada nova edição do Seminário de Produção de Conhecimentos, o Sesc Pernambuco constata a crescente qualidade e amadurecimento dos trabalhos realizados pelos estagiários, consolidando o Programa de Estágio do Sesc/PE, além de promover um momento de reflexão e avaliação pública das competências desenvolvidas dentro da proposta do Programa.

Nóvoa (1992, p.19) nos auxilia nesse aspecto quando diz que “O território da formação é habitado por actores individuais e colectivos, constituindo uma construção humana e social”. Para ele, esse trabalho é coletivo e depende da experiência e da reflexão como instrumentos contínuos de análise. Por isso, temos de exercitar o que vivemos e os supervisores/orientadores de estágio são peças-chave nesse processo.


XV Seminário de Produção de Conhecimentos 2017

XIV Seminário de Produção de Conhecimentos 2016